Impacto das políticas públicas sobre a produtividade da indústria de transformação do Nordeste

Autores

  • Flávio Ataliba Barreto Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Emerson Luís Lemos Marinho Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Sérgio Aquino de Souza Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2003.838

Palavras-chave:

Produtividade, Políticas Públicas, Indústria Nordestina.

Resumo

Este artigo busca investigar o impacto de políticas públicas sobre a taxa de crescimento da produtividadedo trabalho e da produtividade total dosfatores na indústria de transformação nordestina,utilizando a metodologia de contabilidade do crescimento econômico desenvolvida por Solow (1957). São realizados dois conjuntos de regressões. No primeiro toma-se a média das variáveis de incentivo fiscal e de protecionismo no período de 1985 a 1995 em cada gênero da indústria de transformação e conclui-se que o Fundo de Investimento do Nordeste (FINOR) não teve influência na taxa de crescimento da produtividade do trabalho e na produtividade
total dos fatores (TFP). Por outro lado, a tarifa média de importação mostrou-se significante
e negativamente correlacionada com ambas as taxas. No segundo conjunto de regressões utiliza-se dados de 1995 dos incentivos creditícios e do número de anos de estudo completados pelos trabalhadores em cada gênero da indústria de transformação nordestina. Mostra-se que a influência do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) na produtividade é inconclusiva e que dos indicadores de educação, apenas a proporção de empregados ligados à produção que possuíam segundo grau completo apresentou coeficiente significante e positivamente correlacionado com a produtividade total dos fatores.

Biografia do Autor

Flávio Ataliba Barreto, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1995) e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1997). É Pós-Doutor em Economia pela Universidade de Harward (2002) e Universidade Técnica de Lisboa (2006). Atualmente é Professor Associado II do Departamento de Economia Aplicada (DEA) e do Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC). É coordenador do grupo de pesquisa em desenvolvimento econômico reunido no Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP). Participa do programa Cátedras do IPEA para o Desenvolvimento com a Càtedra Josué de Castro. Atualmente é pesquisador nível II, produtividade em pesquisa, do CNPq.

Emerson Luís Lemos Marinho, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Ceará(1975), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas(1980) e doutorado em Economia pelo Fundação Getúlio Vargas(1990). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Setor Competitivo, Setor Oligopolizado, Equilíbrio de Nash.

Downloads

Publicado

2018-01-10

Como Citar

Barreto, F. A., Marinho, E. L. L., & de Souza, S. A. (2018). Impacto das políticas públicas sobre a produtividade da indústria de transformação do Nordeste. Revista Econômica Do Nordeste, 34(4), 513–531. https://doi.org/10.61673/ren.2003.838

Edição

Seção

Artigos