UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE CLUSTERS DE PROPENSÃO À CRIMINALIDADE NO ESTADO DA BAHIA PARA O ANO DE 2010

Autores

  • Édivo de Almeida Oliveira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Fernanda Oliveira Caires Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Sibele Vasconcelos de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2017.866

Palavras-chave:

Propensão à Criminalidade, Vulnerabilidade Social, Herança Educacional.

Resumo

Sob uma perspectiva da análise econômica, o presente estudo tem por objetivo investigar se existem clusters formados por municípios baianos acerca da apresentação de propensão à criminalidade. Para tanto, foram avaliadas variáveis associadas à dimensão socioeconômica, educacional e do nível de segurança, levantadas pela literatura como potenciais causadores ou propiciadores dos atos criminosos. Aplicou-se o método fuzzy, bem como instrumentos associados à econometria espacial, a saber, Índice Global de Moran e o mapa de dispersão de Moran, com o intuito de captar os efeitos espaciais relacionados à propensão à criminalidade nos âmbitos dos municípios na Bahia para o ano de 2010. Os resultados encontrados sugerem que a maioria dos municípios apresentou média vulnerabilidade social, baixa herança educacional/institucional e média propensão à criminalidade. Além disso, a maior parte dos municípios não apresenta clusters quanto à propensão à criminalidade. Por fim, identificou-se que para cada elevação da propensão à criminalidade em um município havia uma tendência de crescimento dessa propensão em 13,91% no seu entorno.

Biografia do Autor

Édivo de Almeida Oliveira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Teoria Econômica pela Universidade de Campinas. Mestre Em Economia e Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação Em Economia e Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Técnico em Eletromecânica pela Centro Federal de Educação Tecnológica ( CEFET).

Fernanda Oliveira Caires, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda em Economia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Bolsista FAPESB. Mestre em Economia Regional e Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC (2015.1)- bolsista CAPES. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB (2013). Possui experiência como docente das disciplinas Economia e Mercado, Microeconomia, Economia, Metodologia Científica, Trabalho de Conclusão de Curso- TCC e Comércio Exterior. Desenvolve pesquisa relacionada à urbanização e à criminalidade.

Sibele Vasconcelos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), especialização em Finanças pelo Centro Universitário Franciscano (2008), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atua como professora na Universidade Federal de Santa Maria desde 2012. Atualmente, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia (UFSM) e Desenvolvimento e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (UFSM). Lidera o Grupo de pesquisa "Desenvolvimento, Inovação Social, Governança e Sustentabilidade" e compõe o "Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agronegócios" (NPEAGRO). Sob a perspectiva interdisciplinar, realiza pesquisas sobre dinâmicas do desenvolvimento e sistemas agroindustriais. Tem experiência em modelagem matemática, estatística e sistemas fuzzy.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

Oliveira, Édivo de A., Caires, F. O., & Oliveira, S. V. de. (2018). UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE CLUSTERS DE PROPENSÃO À CRIMINALIDADE NO ESTADO DA BAHIA PARA O ANO DE 2010. Revista Econômica Do Nordeste, 48(4), 9–24. https://doi.org/10.61673/ren.2017.866

Edição

Seção

Artigos