A RELAÇÃO ENTRE CIDADES PEQUENAS E MÉDIAS DO NORTE E NORDESTE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS SPILLOVERS DA RENDA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Autores

  • Jucileide Ferreira Herminio Programa de Pós- Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste (PPGECON- UFPE/ CAA)
  • Lucilena Ferraz Castanheira Corrêa Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste (UFPE/ CAA)
  • Wellington Ribeiro Justo Universidade Regional do Cariri (URCA). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
  • Carlos Alberto Gomes Amorim Filho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.878

Palavras-chave:

Programa Bolsa Família, Cidades pequenas e médias, Spillover espacial

Resumo

As políticas de transferência de renda existentes no Brasil são instrumentos importantes contra os problemas de desigualdade social no país, dentre elas, o Programa Bolsa Família, desponta como o programa social de maior abrangência no território nacional. Diante desse contexto, o objetivo do presente trabalho é analisar o efeito spillover decorrente da renda do Programa Bolsa Família na relação entre as cidades pequenas e médias das regiões Norte e Nordeste do país. A metodologia empregada tem como cerne regressões de painéis espaciais, onde busca identificara presença do transbordamento da renda dessa política de cunho social e os possíveis canais de transmissão desse efeito nos espaços objetos desse estudo. Os resultados encontrados mostraram que há indicações significativas de efeitos spillovers espaciais a partir da taxa de crescimento da renda do Programa entre as categorias de cidades mencionadas e que a magnitude do efeito de transbordamento se dá em maior grau entre as cidades pertencentes à região Nordeste e de porte pequeno, dado que, para elas, o benefício da política é ainda mais importante na dinâmica das atividades econômicas. Além disso, foram encontrados clusters municipais nas duas macrorregiões ao longo dos anos analisados.

Biografia do Autor

Jucileide Ferreira Herminio, Programa de Pós- Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste (PPGECON- UFPE/ CAA)

Mestra em Economia pelo Programa de Pós- Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste. Especialista e Planejamento Tributário pela AVM Faculdade Integrada. Graduada em Economia pela Universidade Federal da Bahia.

Lucilena Ferraz Castanheira Corrêa, Universidade Federal de Pernambuco/ Campus Acadêmico do Agreste (UFPE/ CAA)

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco/ Campos Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA).

Wellington Ribeiro Justo, Universidade Regional do Cariri (URCA). Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Professor Associado da Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA).

Carlos Alberto Gomes Amorim Filho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA).

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

Herminio, J. F., Corrêa, L. F. C., Justo, W. R., & Amorim Filho, C. A. G. (2019). A RELAÇÃO ENTRE CIDADES PEQUENAS E MÉDIAS DO NORTE E NORDESTE BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS SPILLOVERS DA RENDA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA. Revista Econômica Do Nordeste, 50(2), 115–132. https://doi.org/10.61673/ren.2019.878

Edição

Seção

Artigos