AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: uma revisão de literatura

Autores

  • Luane Conceição Aguiar Universidade de Brasília - UnB
  • Mauro Eduardo DelGrossi Universidade de Brasília - UnB
  • Luiz Guilherme de Oliveira Universidade de Brasília - UnB
  • Mário Lúcio de Ávila Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.968

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Semiárido, Convivência com.

Resumo

Este artigo é uma revisão de literatura sobre a evolução das políticas públicas no semiárido brasileiro. Com distribuição irregular das chuvas, tem-se relatos de secas na região desde o Brasil colônia, quando Capitanias solicitavam auxílio à Coroa portuguesa. Durante o século XX várias políticas foram aplicadas com o foco no combate às secas. As políticas de desenvolvimento rural reagiram à organização social regional, que a partir da Declaração do Semiárido em 1999 começam a reivindicar a mudança do foco para a convivência com as condições semiáridas da região. Nesta direção, as políticas territoriais, de compras institucionais e de erradicação da extrema pobreza inovaram com a busca de articulação das políticas públicas. Entretanto, alguns autores apontam para continuidade da indevida apropriação das políticas públicas por classes mais abastadas. As reflexões desta revisão apontam como uma das lacunas ou desafios, a incipiente articulação, ou mesmo, desarticulação das políticas públicas de desenvolvimento rural no semiárido nordestino.

Biografia do Autor

Luane Conceição Aguiar, Universidade de Brasília - UnB

Bacharel em Gestão do Agronegócios. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PROPAGA) da UnB. E-mail: luane.aguiar7@gmail.com

Mauro Eduardo DelGrossi, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Economia pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor associado da Universidade de Brasília.

Luiz Guilherme de Oliveira, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Univiersidade de Campinas (Unicamp). Professor associado da Universidade de Brasília – UnB.

 

 

Mário Lúcio de Ávila, Universidade de Brasília - UnB


Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Professor adjunto da Universidade de Brasília – UnB.

Downloads

Publicado

2019-08-14

Como Citar

Aguiar, L. C., DelGrossi, M. E., Oliveira, L. G. de, & Ávila, M. L. de. (2019). AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: uma revisão de literatura. Revista Econômica Do Nordeste, 50(2), 9–22. https://doi.org/10.61673/ren.2019.968

Edição

Seção

Revisões de literatura