Endogeneidade da educação na previsão da taxa de retorno: avaliação metodológica e aplicação para regiões brasileiras e estados selecionados

Authors

  • Ronaldo de Albuquerque Arraes Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Francisca Zilania Mariano Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2014.103

Keywords:

Endogeneidade e retorno da educação, Equação minceriana, Modelos preditivos, Regiões brasileiras.

Abstract

As controvérsias causadas pela endogeneidade da variável educação sobre as divergentes taxas de retorno da educação e os diferentes modelos utilizados para estimá-las são o foco deste trabalho. Para tanto, avaliam-se o uso de variáveis instrumentais e o tratamento teórico adequado da equação minceriana, através de variações na interação entre capital humano e regionalização para escolha do melhor modelo preditivo. Inicialmente, observa-se que a Região Nordeste e o estado do Ceará apresentam o menor retorno da educação, aproximadamente 14,7%, que comparados à Região Centro-Oeste e ao estado de Santa Catarina, o diferencial entre os retornos atinge 26% e 31%, respectivamente. Mesmo corrigido parte do viés de habilidade, demonstra-se que indivíduos residentes em regiões com distintos graus de desenvolvimento econômico não acumulam igualmente o mesmo nível de capital humano. É muito provável que as divergências das estimativas da taxa de retorno do capital humano sejam atribuídas à qualidade dos instrumentos disponíveis. Em assim sendo, cabe alertar para a necessidade de haver interação maior entre as agências responsáveis pelo desenho e coleta de dados e a comunidade científica sobre as informações a serem geradas em uma survey para atender as ações de políticas locais com diagnósticos mais precisos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ronaldo de Albuquerque Arraes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1975), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1978) e doutorado em Economia Agrícola - University of Georgia (1983). Atualmente é servidor público da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento/desenvolvimento econômico, distribuição de renda, econometria aplicada.

Francisca Zilania Mariano, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em ciências econômicas pela Universidade Federal do Ceará(2009) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará(2011). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Rendimentos Individuais, Capital Humano, Economia Regional, Cenários de Pobreza.

Published

2016-04-27

How to Cite

Arraes, R. de A., & Mariano, F. Z. (2016). Endogeneidade da educação na previsão da taxa de retorno: avaliação metodológica e aplicação para regiões brasileiras e estados selecionados. Revista Econômica Do Nordeste, 45(2), 125–139. https://doi.org/10.61673/ren.2014.103

Issue

Section

Artigos