AS ESTRUTURAS FAMILIARES AFETAM O DESEMPENHO ESCOLAR NO BRASIL?

Autores

  • Jayne Cecilia Martins INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Evandro Camargos Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1068

Palavras-chave:

Estruturas familiares, Desempenho Escolar, Modelos Hierárquicos

Resumo

A educação é elemento fundamental para a acumulação de capital humano e consequente processo de desenvolvimento econômico de qualquer país.  O Brasil adotou diversas políticas nas últimas décadas no intuito de melhorar os indicadores educacionais. O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos das diferentes estruturas familiares sobre o desempenho escolar dos estudantes. Para cumprir com o objetivo proposto, a metodologia utilizada é o Modelo Hierárquico Linear, considerando-se dois níveis: individual e agregado. Constatou-se alunos provindos de lares monoparentais possuem piores desempenhos comparados a estudantes advindos de famílias biparentais. Além disso, existem diferenças no desempenho entre alunos de famílias monoparentais, onde os filhos das famílias chefiadas pela mãe possuem melhores resultados do que os das famílias chefiadas pelo pai. Diante dos resultados, reforça-se a necessidade de políticas públicas que reduzam a elevada discrepância em termos de desempenho dos alunos provenientes de famílias com distintas composições. Tal necessidade é reforçada pelo fato de que famílias monoparentais, geralmente, possuem menos recursos e/ou os pais dispendem de menor tempo para auxiliar os filhos enquanto estudantes.

Biografia do Autor

Jayne Cecilia Martins, INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS

Tem mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2017). Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Economia e Métodos Quantitativos, com ênfase nas áreas de Economia do Bem-Estar, Educação e Crime.

Evandro Camargos Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Possui doutorado em Economia Aplicada pela ESALQ/USP, mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é Professor Adjunto IV do Departamento de Economia da UFV e trabalha com Desenvolvimento Econômico.

 

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Publicado

2021-06-11

Como Citar

Martins, J. C., & Teixeira, E. C. (2021). AS ESTRUTURAS FAMILIARES AFETAM O DESEMPENHO ESCOLAR NO BRASIL?. Revista Econômica Do Nordeste, 52(1), 65–76. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1068

Edição

Seção

Artigos