MICROCRÉDITO, TRABALHO E A DUALIDADE: EXAMINANDO A LITERATURA PARA AVALIAR O CREDIAMIGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2019.1070

Palavras-chave:

Microfinança. Downscaling. Inclusão. Exclusão. Comoditização de Laços Sociais.

Resumo

A presente revisão de literatura tem como intuito avaliar as experiências de microcrédito, com o foco no Programa Crediamigo. Segue uma metodologia bibliográfica com vistas a realização de uma avaliação contextual da engenharia microcreditícia e do Programa em particular. Para tanto: se examina, primeiramente, o modelo do Grameen Bank; em seguida as nuances de replicação na Ásia e na América Latina; posteriormente, as experiências brasileiras; e, finalmente, o Crediamigo. Como considerações finais apresenta limites e possibilidades que apontam para um cenário marcado pela dualidade ao mesmo tempo que tem desconstruído dicotomias.

Biografia do Autor

Raul da Fonseca Silva Thé, Universidade Estadual do Ceará.

Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisador associado ao Laboratório de Conflitualidade e Violência (Covio/UECE).

Downloads

Publicado

2019-10-09

Como Citar

Thé, R. da F. S. (2019). MICROCRÉDITO, TRABALHO E A DUALIDADE: EXAMINANDO A LITERATURA PARA AVALIAR O CREDIAMIGO. Revista Econômica Do Nordeste, 50(3), 9–22. https://doi.org/10.61673/ren.2019.1070

Edição

Seção

Revisões de literatura