IMPACTOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) SOBRE AS ESCOLAS PÚBLICAS NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Luziane da Silva Gomes Economista pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPE/UERN). Doutoranda em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0000-0001-8674-4761
  • Emanoel Márcio Nunes Economista. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS); Professor do curso de graduação em economia e do mestrado nos Programas de Pós-Graduação em economia (PPE/UERN) e em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES/UERN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). https://orcid.org/0000-0002-9045-887X
  • Fábio Lúcio Rodrigues Economista. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor do Departamento de Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) https://orcid.org/0000-0001-5809-4044
  • Samara de Melo Ramalho Economista. Mestranda em economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPE/UERN) https://orcid.org/0000-0002-1316-2872

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1213

Palavras-chave:

Agricultura Familiar. Educação. Lei n° 11.947/2009. PNAE.

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar os impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), especialmente a partir da Lei n° 11.947/2009, sobre as escolas públicas, e revelar o alcance quanto ao atendimento das suas metas e os seus efeitos na agricultura familiar da região Nordeste do Brasil. Como metodologia foram realizadas estimações utilizando o Propensity Score Matching. Como resultados, as análises mostraram que nos municípios que cumpriram a lei, os estudantes tiveram maior taxa de aprovação no ensino fundamental, menor abandono escolar, menor distorção escolar e maior nota no IDEB. Concluindo, as estimações mostraram resultados significativamente positivos quando se leva em consideração que uma criança se alimenta de maneira mais saudável no âmbito escolar.

 

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Publicado

2021-07-07

Como Citar

Gomes, L. da S., Nunes, E. M., Rodrigues, F. L., & Ramalho, S. de M. (2021). IMPACTOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) SOBRE AS ESCOLAS PÚBLICAS NO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Econômica Do Nordeste, 52(2), 103–120. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1213

Edição

Seção

Artigos