CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DAS REGIÕES METROPOLITANAS DO BRASIL, FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Márcio Marconato Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Unicesumar-Ponta Grossa
  • Jackelline Favro Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Carlos Eduardo Gomes Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Marcio Henrique Coelho Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1274

Palavras-chave:

Regiões Metropolitanas do Brasil, Saúde, Análise Fatorial, Coronavírus (Sars-CoV-2).

Resumo

O objetivo desse estudo é verificar quais são as condições socioeconômicas e estruturais das regiões metropolitanas brasileiras frente a disseminação do coronavírus e sua capacidade em atender os doentes com a Covid-19. Para tanto, foram selecionadas 15 variáveis, que representam características da população, do mercado de trabalho, das empresas, das residências, o sistema de saúde e a situação fiscal dos governos municipais. A metodologia consistiu na utilização da análise fatorial e na aplicação da análise de cluster, tendo como fonte de dados a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (PNAD Contínua), o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e a Secretária do Tesouro Nacional (STN). Nos resultados, o grupo 1, que contempla as regiões metropolitanas de Manaus (AM) e Belém (PA), possui aspectos do mercado de trabalho que podem dificultar o isolamento social e um baixo número de médicos que pode comprometer o atendimento aos pacientes; o grupo 2, que inclui entre outras, as regiões metropolitanas de Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), apresenta elevada densidade populacional e baixo número de respiradores, o que pode aumentar os casos de coronavírus e o número de óbitos por Covid-19.

Biografia do Autor

Márcio Marconato, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Unicesumar-Ponta Grossa

Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Unicesumar-Ponta Grossa

Jackelline Favro, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Carlos Eduardo Gomes, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Pós-Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Marcio Henrique Coelho, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Marconato, M., Favro, J., Gomes, C. E., & Coelho, M. H. (2022). CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DAS REGIÕES METROPOLITANAS DO BRASIL, FRENTE À PANDEMIA DO COVID-19. Revista Econômica Do Nordeste, 53(4), 51–68. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1274

Edição

Seção

Artigos