Efeitos da adesão dos produtores brasileiros ao GlobalGap sobre os fluxos de exportações de frutas

Autores

  • Talles Girardi de Mendonça Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Michele Polline Veríssimo Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • André Mellini Centro Universitário Moura Lacerda

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1319

Palavras-chave:

Certificações, Regulamentações, Normas privadas.

Resumo

Este estudo teve como objetivo geral verificar o efeito da certificação GLOBALGAP sobre as exportações de frutas. Especificamente, o artigo realiza um levantamento do número de produtores com certificação GLOBALGAP das frutas mais exportadas pelo Brasil, bem como sua localização geográfica. Além disso, verifica-se empiricamente o efeito da adesão ao GLOBALGAP nas exportações de frutas pela estimação de modelos em cross-section, utilizando-se dados a nível estadual. Procedeu-se também a identificação da importância da adesão ao GLOBALGAP em comparação a outras variáveis que determinam as exportações brasileiras de frutas. Os resultados mostraram que a adesão ao GLOBALGAP ampliou as exportações, embora a principal variável de interesse, empresas certificadas, tenha apresentado a menor contribuição dentre as variáveis de controle para determinar as exportações de frutas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talles Girardi de Mendonça, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Tem experiência na área de pesquisa econômica atuando principalmente nos seguintes temas: exportações, competitividade, complexo soja, fruticultura, integração de mercados, mercado de trabalho, instituições e comércio internacional.

Michele Polline Veríssimo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), e Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004, 2010). Atualmente é Professora Associada II do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU), atuando na área de Microeconomia e Economia Internacional, principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, crescimento econômico, padrão de especialização produtiva, desindustrialização e estratégias competitivas. Foi pesquisadora de produtividade do CNPq de 2018 a 2021.

André Mellini, Centro Universitário Moura Lacerda

Possui graduação e mestrado em Ciências Econômicas. Atualmente é aluno de doutorado do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/UFU) e professor do Centro Universitário Moura Lacerda (Ribeirão Preto, SP). Tem interesse em macroeconomia, com ênfase em comércio internacional e política fiscal.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Mendonça, T. G. de, Veríssimo, M. P., & Mellini, A. (2021). Efeitos da adesão dos produtores brasileiros ao GlobalGap sobre os fluxos de exportações de frutas. Revista Econômica Do Nordeste, 52(4), 167–184. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1319

Edição

Seção

Artigos