ESPACIALIZAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA NA REGIÃO DO MATOPIBA (BRASIL)

Autores

  • Douglas Vianna Bahiense Engenheiro Agrônomo e Mestre em Produção Vegetal. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5871-3367
  • Lara Brunelle Almeida Freitas Gestora de Turismo. Mestre em Turismo. Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE),Toledo (PR), Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2203-1698
  • Osmar Faustino de Oliveira Economista. Mestre em Desenvolvimento Urbano. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil. http://orcid.org/0000-0001-8341-9154
  • William Silvano de Camargo Assistente Social e Mestre em Serviço Social. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1403-3183
  • Pery Francisco Assis Shikida Economista. Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9621-1520

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2022.1385

Palavras-chave:

Aglomeração Produtiva. Cana-de-açúcar. Econometria Espacial. Autocorrelação Espacial.

Resumo

Este estudo objetivou identificar e analisar a evolução das aglomerações produtivas da agroindústria canavieira na região do MATOPIBA (BRASIL) nos anos 2010, 2015 e 2019. Para tanto, realizou-se o cálculo do índice de autocorrelação espacial de Moran, cuja assimilação da presença de padrões espaciais foi realizada a partir de um Indicador Local de Autocorrelação Espacial (LISA). Os resultados demonstraram convergência da produtividade agrícola, sendo que ocorreu uma maior participação dos municípios em 2010, decrescendo em 2015 e 2019. Quanto à produtividade, essa se destacou em 2015 devido às alterações significantes nos padrões espaciais da produção agrícola, do crescimento do Produto Interno Bruto municipal e do coeficiente educacional.

Biografia do Autor

Douglas Vianna Bahiense, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Produção Vegetal. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil.

Engenheiro Agrônomo e Mestre em Produção Vegetal. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil.

Lara Brunelle Almeida Freitas, Gestora de Turismo. Mestre em Turismo. Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE),Toledo (PR), Brasil.

Gestora de Turismo. Mestre em Turismo. Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE),Toledo (PR), Brasil. 

Osmar Faustino de Oliveira, Economista. Mestre em Desenvolvimento Urbano. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil.

Economista.  Mestre em Desenvolvimento Urbano. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil.

William Silvano de Camargo, Assistente Social e Mestre em Serviço Social. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil.

Assistente Social e Mestre em Serviço Social. Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil.

Pery Francisco Assis Shikida, Economista. Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil.

Economista. Doutor em Economia Aplicada pela ESALQ/USP. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Toledo (PR), Brasil.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Vianna Bahiense, D., Almeida Freitas, L. B., Faustino de Oliveira, O., Silvano de Camargo, W., & Assis Shikida, P. F. (2022). ESPACIALIZAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA CANAVIEIRA NA REGIÃO DO MATOPIBA (BRASIL). Revista Econômica Do Nordeste, 53(4), 186–205. https://doi.org/10.61673/ren.2022.1385

Edição

Seção

Artigos