EVOLUÇÃO DA ECONOMIA REGIONAL: DA ORIGEM AOS FATOS ESTILIZADOS RECENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2024.1472

Palavras-chave:

Economia regional, Desenvolvimento regional, Desequilíbrios regionais, Teoria Econômica, Nova Geografia Econômica

Resumo

A Economia Regional trata de estudos que versam sobre problemáticas econômicas nas suas dimensões regionais ou locais, empregando variadas formas combinadas de investigações empíricas e/ou analíticas. O presente artigo tem como objetivo estudar os aspectos conceituais da gênese da economia regional que fortalecem o arcabouço teórico, as teorias de desequilíbrios regionais e a Nova Geografia Econômica mostrando a relação entre as teorias e os fatos estilizados recentes na economia brasileira. A metodologia utilizada foi o método dissertativo-analítico, baseado em uma revisão de literatura nas principais obras da economia regional. Em sede de conclusão, mostra-se que a economia regional em suas diversas formas de investigar e entender o espaço, o território e a região, evidencia uma gama de complexos mecanismos indutores do crescimento econômico regional. À luz das teorias, esses efeitos podem apresentar um desempenho econômico a partir de um local caracterizado como enclave que se destaca dentre as demais localidades.

 

Biografia do Autor

Denis Fernandes Alves, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Pernambuco (PIMES/UFPE) com período Sanduíche na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e estudante do curso de MBA em Data Science e Analytics pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPECO/UFRN). Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pesquisador no Núcleo de Economia Regional e Urbana (NERU/UFPE) e no Núcleo de Economia Aplicada e Conjuntura (NEAC/UFRN) e Pesquisador visitante no Núcleo de Economia Regional e Urbana da Universidade de São Paulo (NEREUS/USP). Atualmente é Professor Orientador dos cursos de MBA USP/Esalq. Desenvolve pesquisas na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Economia Urbana, Desenvolvimento regional, Avaliação de Políticas Públicas, Gestão e Finanças, Economia comportamental e Econometria Espacial.

William Eufrásio Nunes Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnico contábil com graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Especialização em Gestão dos Recursos Humanos pela UFRN (2003) ), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em direito pela UFRN (2022) e doutorado em Ciências Sociais pela UFRN (2008). Atualmente é professor Associado do Departamento de Economia e dos Programas de Pós-Graduação em Economia e em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua nos seguintes temas: economia do trabalho, economia regional e urbana, desenvolvimento socioeconômico, direito constitucional, econômico, tributário e do trabalho. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade (GEPETIS).Editor da Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho - RERUT.

Francisco do O' de Lima Júnior, Universidade Regional do Cariri

Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas/SP (IE-UNICAMP), na área de concentração Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente. Fez Estágio de Doutorado com Bolsa CAPES no Institut für Geographie - Universität Innsbruck (Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck, Áustria). Realizou Estágio de Pós-doutorado em Desenvolvimento Econômico no IE-UNICAMP executando o Projeto "Infraestrutura e território no Ceará: Grandes Projetos, dinâmica Econômica e Urbanização". Possui Mestrado em Economia pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia/MG (2008) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) (2001). Tem Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia pela UNISINOS/RS (2021) e em Planejamento e Políticas Educacionais pela URCA (2004). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia da URCA (DE/URCA). Foi membro da Diretoria do Geopark Araripe, um Projeto de Desenvolvimento e Preservação Territorial reconhecido e tutelado pelo Programa de Geoparks Mundiais da UNESCO. É Membro Permanente dos seguintes Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU - Mestrado Acadêmico), da URCA e Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES - Mestrado Acadêmico), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN. É membro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Atuou como professor pesquisador da Cátedra UNESCO Geoparks, Sustainable Regional Development and Healthy Lifestyles do Programa de Cátedras e Rede UNITWIN da UNESCO. Trabalha com temas na área de Economia, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Regional com ênfase em Economia e Planejamento Urbano e Regional, Economia do Nordeste, Economia do Ceará e do Cariri, explorando investigações como: território e desenvolvimento, espacialidades econômicas, rede urbana, transformações inter e intra urbanas, cidades médias, divisão espacial do trabalho no capitalismo contemporâneo, Educação Superior-Ciência-Tecnologia e Desenvolvimento Regional. Foi Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), eleito com maioria de votos nos três segmentos (estudantes, servidores e professores) em consulta acadêmica, e nomeado pelo Governador do Estado do Ceará para o mandato de 2019-2023. Exerceu a Presidência da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) durante o período de 2022-2023. Atualmente faz parte do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Danyelle Mestre de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020). Especialista em Finanças Empresariais pela Faculdade Vale do Ipojuca (2013). Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2010). Integrante do Núcleo de Métodos Quantitativos Aplicados às Ciências Sociais (MQ10). Pesquisa na área de avaliação de políticas públicas em educação e mercado de trabalho.

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Alves, D. F., Pereira, W. E. N., Lima Júnior, F. do O. de, & Souza, D. M. de. (2024). EVOLUÇÃO DA ECONOMIA REGIONAL: DA ORIGEM AOS FATOS ESTILIZADOS RECENTES. Revista Econômica Do Nordeste, 55(2), 8–26. https://doi.org/10.61673/ren.2024.1472

Edição

Seção

Revisões de literatura