FONTES DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE E O PRODUTO INTERNO BRUTO DA REGIÃO

Autores

  • Paulo Aguiar do Monte Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-5376-3771
  • José Lamartine Távora Júnior Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1919

Palavras-chave:

Desenvolvimento regional-Nordeste, Fontes de financiamento-Nordeste

Resumo

A questão do papel dos órgãos de fomento no financiamento das atividades econômicas é considerada cada vez mais fundamental no desenvolvimento de uma região. Este trabalho tem como principal objetivo estudar os principais órgãos de apoio ao desenvolvimento e, com base nos dados dos desembolsos destes, verificar sua contribuição e impactos no Produto Regional. Assim, este trabalho apresenta, inicialmente, uma breve introdução do tema desenvolvido. A seguir, será feito um diagnóstico de alguns estudos empíricos na área. Em seguida, abordaremos a metodologia a ser adotada e o banco de dados utilizado. Depois, incorreremos nossa análise no comportamento das variáveis estudadas, que são financiamentos para a Região Nordeste: pelo Banco do Nordeste/Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste; pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste/Fundo de Investimento do Nordeste; e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. O penúltimo tópico abordado apresentará os resultados da análise econométrica e discussões. Por fim, no último, serão apresentadas as considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Aguiar do Monte, Universidade Federal da Paraíba

rofessor Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).. Realizou Pós-Doutorado na University of Cambridge/UK (2010), Doutorado em Economia - PIMES/UFPE (2005). É Técnico em Contabilidade (1994). Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPB) e de Ciências Contábeis (PPGCC/UFPB). Possui artigos publicados em periódicos especializados internacionais e nacionais. É bolsista do CNPQ - Produtividade e Pesquisa (PQ) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos do Trabalho (GET) - http://www.ufpb.br/get . Já concluiu a orientação de 11 Teses de Doutorado (sendo 2 coorientação) e 17 Dissertações de Mestrado (sendo 1 coorientação).

José Lamartine Távora Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Química pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (1981), especialização em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1989) e doutorado em Engenharia de Produção também pela COPPE/UFRJ (1994). Realizou pós-doutorado em Finanças/Economia na University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA (setembro de 2005 a agosto de 2006). Atualmente é Professor Titular da UFPE, atuando no: DECON - Departamento de Economia e PIMES - Pos-Graduação em Economia (desde abril de 1996); e é engenheiro do BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (desde de julho de 2009). Tem experiência nas áreas de: Economia, com ênfase em Finanças, atuando também com Métodos Quantitativos e com Economia do Meio Ambiente; e em Engenharia de Produção, onde atua com Engenharia Econômica, Integração da Produção, Automação da Manufatura e Inovação Tecnológica.

Downloads

Publicado

2000-06-30

Como Citar

Monte, P. A. do, & Távora Júnior, J. L. (2000). FONTES DE FINANCIAMENTO DO NORDESTE E O PRODUTO INTERNO BRUTO DA REGIÃO. Revista Econômica Do Nordeste, 31(Suplemento Especial), 676–695. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1919