DEMANDA POR MICROCRÉDITO EM FORTALEZA: UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO CONTINGENTE

Autores

  • Antônio Lisboa Teles da Rosa Universidade Federal do Ceará
  • Luiz Ivan de Melo Castelar Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1964

Palavras-chave:

Microcrédito, Microempresa, Setor Informal, Fortaleza, Brasil

Resumo

Analisa algumas características da demanda por microcrédito na cidade de Fortaleza, com vistas à possível implantação de um banco popular ofertante de crédito com base em parâmetros diferenciados do crédito formal. Utiliza base teórica do setor informal, segundo a ótica da pequena produção mercantil, e o modelo de estimação de demanda baseia -se em avaliação contingente e uma equação econométrica com variável dependente qualitativa. Os principais resultados encontrados mostram que a maioria dos microempresários não utiliza nenhuma fonte de financiamento; predomina um certo isolamento, dado que é pequena a participação em associações comunitárias, e existe uma razoável demanda potencial por crédito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Lisboa Teles da Rosa, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Economia pelo Curso de Mestrado Em Economia (1977) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990). Atualmente é professor associado iii da Universidade Federal do Ceará e pesquisador da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas Econômicas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mercado de Trabalho; Política Públicas, Economia Regional e Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de políticas públicas, competitividade setorial e espacial, desenvolvimento regional e políticas sociais.

Luiz Ivan de Melo Castelar, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Economicas pela Universidade Federal do Ceará(1974), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará(1978), mestrado em Economia pela University of Florida(1980), doutorado em Econometria pela University of Florida(1983) e pós-doutorado pela University of Aberdeen(1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará, Consultor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Membro de CÂMARAS DE ASSESSORAMENTO do Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia.

Downloads

Publicado

2023-11-07

Como Citar

Rosa, A. L. T. da, & Castelar, L. I. de M. (2023). DEMANDA POR MICROCRÉDITO EM FORTALEZA: UMA APLICAÇÃO DO MÉTODO DE AVALIAÇÃO CONTINGENTE. Revista Econômica Do Nordeste, 30(Suplemento Especial), 780–797. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1964