Determinantes estruturais do crescimento da produção brasileira de grãos por estados da federação:1989/90/91 e 2006/07/08

Authors

  • Gláucia de Almeida Padrão Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Marília Fernandes Maciel Gomes Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Joao Carlos Garcia Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2012.198

Keywords:

Agricultura. Produtividade. Shift-share.

Abstract

Apresenta a evolução do crescimento da produção dos principais grãos brasileiros, que são arroz, feijão, milho, soja, sorgo e trigo, entre os estados brasileiros, por meio do shift-share. Basea-se na teoria da inovação induzida, visando fornecer subsídios às organizações públicas e privadas que direcionam esforços e recursos para formulação de políticas econômicas para o setor. Concluiu que o efeito de maior incidência sobre a produção foi o efeito localização, demonstrando vantagens comparativas da produção dos grãos em algumas regiões em detrimento das outras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gláucia de Almeida Padrão, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (2008), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2010) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Atualmente é Analista de economia da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, comércio internacional, agricultura e meio ambiente.

Marília Fernandes Maciel Gomes, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1977), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1989). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: agronegócio, cadeias produtivas agropecuárias, competitividade, medidas não tarifárias e políticas públicas.

Joao Carlos Garcia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa

Engenheiro Agronomo pela Universidade Federal de Viçosa (1972), mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1975) e doutor em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1978). Pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e professor licenciado da Faculdade de Ciências Gerenciais da UNIFEMM. Tem experiência na área de Economia Agrária e dos Recursos Naturais e de Inteligência Competitiva (coordenador do Centro de Inteligência do Milho), atuando principalmente nos seguintes temas: milho, sorgo, sistemas de produção, pesquisa agrícola, economia da produção e inovações tecnológicas. Nos últimos anos tem atuado no desenvolvimento do relacionamento com empresas licenciadas para a produção de sementes de cultivares obtidas no programa de melhoramento genético e no desenvolvimento de modelos de negócio para licenciamento de outros ativos tecnológicos gerados no programa de pesquisa da Embrapa Milho e Sorgo. Desde 2008 supervisiona as atividades de gestão de inovação e de proteção intelectual na Embrapa Milho e Sorgo.

Published

2016-11-17

How to Cite

Padrão, G. de A., Maciel Gomes, M. F., & Garcia, J. C. (2016). Determinantes estruturais do crescimento da produção brasileira de grãos por estados da federação:1989/90/91 e 2006/07/08. Revista Econômica Do Nordeste, 43(1), 51–66. https://doi.org/10.61673/ren.2012.198

Issue

Section

Artigos