ANÁLISE DOS IMPACTOS DE PROJETOS SELECIONADOS E DE GASTO TURÍSTICO SOBRE PRODUTO, RENDA E EMPREGO NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Maria do Socorro Gondim Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luiz Ivan de Melo Castelar Universidade Federal do Ceará
  • Francisco de Assis Soares Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1998.2060

Palavras-chave:

Turismo, Emprego, Investimentos Públicos

Resumo

Constata que o governo do Estado do Ceará, no processo de diversificação e de descentralização da economia, optou pelo turismo como vetor de impulso da economia estadual. Neste intuito, adotou três pilares de atuação: territorial, institucional e de fomento. O programa de Ação para o Desenvolvimento de Turismo no Ceará, PRODETUR-CE, objetiva desenvolver o turismo neste Estado, transformando-o em um produto turístico competitivo. Usando a análise de insumo-produto, verificou-se que os impactos na economia do Ceará, decorrentes dos investimentos públicos mostraram-se a quem do esperado, pelo menos na fase de implantação. Os impactos advindos dos gastos dos turistas são significativos, levando a concluir que o setor público deve atuar na eliminação dos entraves e fomentar os investimentos privados, intensificando a oferta e a demanda turística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Gondim Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1997). Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aposentada. Assumiu dois mandatos na Coordenação do Curso de Ciências Econômicas. Foi Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Economia - PPGECO . Faz parte da linha de pesquisa Estratégias para o Desenvolvimento Regional que por sua vez está incluída na base de Pesquisa "Estratégias para o Desenvolvimento do Nordeste: Seção Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Economia Regional e Urbana, Turismo, Energias Renováveis. Compõe a Diretoria da ANGE - Associação Nacional de Graduação em Economia.

Luiz Ivan de Melo Castelar, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Economicas pela Universidade Federal do Ceará(1974), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará(1978), mestrado em Economia pela University of Florida(1980), doutorado em Econometria pela University of Florida(1983) e pós-doutorado pela University of Aberdeen(1993). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará, Consultor do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Membro de CÂMARAS DE ASSESSORAMENTO do Fundação Cearense de Apoio à Pesquisa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia.

Francisco de Assis Soares, Universidade Federal do Ceará

Professor do Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Downloads

Publicado

1998-07-30

Como Citar

Teixeira, M. do S. G., Castelar, L. I. de M., & Soares, F. de A. (1998). ANÁLISE DOS IMPACTOS DE PROJETOS SELECIONADOS E DE GASTO TURÍSTICO SOBRE PRODUTO, RENDA E EMPREGO NO ESTADO DO CEARÁ. Revista Econômica Do Nordeste, 29, 681–693. https://doi.org/10.61673/ren.1998.2060