TAXA DE CÂMBIO, CRESCIMENTO E ESTABILIZAÇÃO

Autores

  • Gerson Pereira Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1998.2072

Palavras-chave:

Taxa de Câmbio, Inflação, Dívida Externa.

Resumo

Desenvolve um modelo macroeconômico com o objetivo de avaliar a influência da taxa de câmbio, simultaneamente, sobre o nível geral de preços, sobre a produção e sobre o endividamento externo causado pelo déficit em transações correntes. O instrumental permitiria delinear uma rota de retificação da taxa de câmbio para que ela propiciasse o equilíbrio das transações correntes. A conclusão é a de que a política econômica levou a taxa de câmbio a uma sobrevalorização de cerca de 37% em 1995, ceteris paribus as demais variáveis de política econômica. Portanto, optando-se por não promover a recessão interna e o desemprego para reduzir a demanda por importações, o real deveria ser desvalorizado em 37% para que se estabilizasse a dívida externa. Dadas as elasticidades estimadas, o trade-off seria um aumento, tipo “uma vez por todas”, de apenas 3% nos preços, mais do que compensado por um crescimento de 4,1% no pro[1]duto real. Observa-se, contudo, que está desvalorização seria “muito grande”, não podendo ser feita sem violar a condição ceteris paribus. O artigo sugere repensar a política econômica como um todo, mesmo porque a ruptura externa, também denominada “ataque especulativo”, era então inevitável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Pereira Lima, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Teoria Econômica pela Universidade de Paris (1992), Mestre em Teoria Econômica pela UnB (1983) e Graduado em Economia pela USP (1972). Diretor da Macroambiente Planejamento de Negócios. Professor da Facinter e ex-professor titular da graduação e do doutorado da Universidade Federal do Paraná. Foi Conselheiro e Vice-Presidente do Corecon-PR (2005-07). Esteve na Casa Civil da Presidência da República no Governo Itamar Franco, e foi economista-sênior da CFP e de empresas privadas e estatais. Tem vasta experiência na área de Economia, com ênfase em Política Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento econômico, emissão de moeda, oferta e demanda agregadas, política e métodos quantitativos.

Downloads

Publicado

1998-07-30

Como Citar

Lima, G. P. (1998). TAXA DE CÂMBIO, CRESCIMENTO E ESTABILIZAÇÃO. Revista Econômica Do Nordeste, 29, 827–844. https://doi.org/10.61673/ren.1998.2072