OS IMPACTOS DOS INCENTIVOS FISCAIS SOBRE A ESTRUTURA INDUSTRIAL E SOBRE A COMPETITIVIDADE DAS FIRMAS

Autores

  • Cláudio André Gondim Nogueira Universidade Federal do Ceará
  • Paulo de Melo Jorge Neto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1998.2102

Palavras-chave:

Incentivos Fiscais, Estrutura Industrial, Competitividade

Resumo

A partir do modelo de duopólio de Cournot, postula um modelo analítico que busca compreender os impactos da entrada de uma nova firma em um mercado, quando esta recebe incentivos fiscais do governo. Primeiramente, deriva o modelo fechado com três firmas e encontram-se os resultados. Na etapa seguinte, inclui o mercado externo na análise e são analisados todos os equilíbrios possíveis para o mercado em questão. Investiga, então, quais seriam os efeitos sobre a produção, sobre a lucratividade e competitividade das firmas, tornando clara a importância de se conhecerem as características específicas de cada mercado como uma condição para que a política pública tenha o impacto desejado pelo governo e pela sociedade como um todo.

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Biografia do Autor

Cláudio André Gondim Nogueira, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1996), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1999) e pela Pennsylvania State University (2002), e doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2017). Tem experiência nas áreas de Economia, Administração e Gestão Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, Políticas Públicas, Gestão Pública para Resultados, Métodos Quantitativos e Qualitativos Aplicados, Micro e Macroeconomia Aplicada e Sustentabilidade. É especialista em assessoramento estratégico; análise de dados, cenários e estratégias; monitoramento para resultados e, na formulação de iniciativas e políticas baseadas em evidências. Participou da elaboração de mais de 300 trabalhos técnicos e científicos, com publicações em relevantes revistas científicas e anais de congressos nacionais e internacionais, além de livros e capítulos de livros. Recebeu mais de 20 prêmios acadêmicos e menções honrosas, sendo os principais: (i) Prêmio de Excelência em Pesquisa Ipea Roberto Campos, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, 2018; (ii) ASAC 2012 Conference (Melhor artigo da divisão de International Business), Administrative Sciences Association of Canada, 2012; e, (iii) V Prêmio Banco do Nordeste de Economia Regional (Dissertação de Mestrado - 2 Lugar, Categoria Universitária), Banco do Nordeste, 2001. Dentre as posições que ocupou anteriormente, merecem destaques as seguintes: (i) Professor da Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2002-2015); (ii) Analista de Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE (2003-2008 e 2014-2017); (iii) Bolsista de pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (2011-2012); (iv) Diretor de Estudos de Gestão Pública do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará - IPECE (2017-2018); (v) Diretor-Executivo do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioconômicos - IMB, do Governo do Estado de Goiás (2019-2020); (vi) Superintendente Central de Planejamento, lotado na Secretaria de Estado da Economia do Governo do Estado de Goiás (2020-2022); (vii) Assessor Especial de Monitoramento Fiscal e Planejamento Financeiro da Secretaria de Estado da Economia do Governo do Estado de Goiás; e (viii) Membro do Conselho de Administração da Companhia de Investimento e Parcerias do Estado de Goiás (GOIÁS PARCERIAS). Atualmente é Coordenador Geral do Instituto de Pesquisas Américo Barreira (IPAB), da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR), e Professor Consultor Nível IV na ASCEC Ensino Superior Cearense Ltda. (UNIP).

Paulo de Melo Jorge Neto, Universidade Federal do Ceará

PhD em Economia pela University Of Illinois at Champaign-Urbana, Bolsista do CNPq e Professor visitante do CAEN da (UFC)

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Publicado

1998-07-30

Como Citar

Nogueira, C. A. G., & Jorge Neto, P. de M. (1998). OS IMPACTOS DOS INCENTIVOS FISCAIS SOBRE A ESTRUTURA INDUSTRIAL E SOBRE A COMPETITIVIDADE DAS FIRMAS. Revista Econômica Do Nordeste, 29, 1087–1100. https://doi.org/10.61673/ren.1998.2102