A AGROINDÚSTRIA DO CAJU NO NORDESTE DO BRASIL: ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM RELAÇÃO AO MERCADO INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.1996.2114Palavras-chave:
Caju, Castanha de Caju, Mercado Internacional, Competitividade Industrial, Ceará, Brasil-Região Nordeste.Resumo
A agroindústria do caju desenvolveu-se na região do Nordeste brasileiro, particularmente no Estado do Ceará, a partir do sistema de incentivos fiscais para a Região. Esta indústria tem uma característica especial, pois, sendo essencialmente voltada para o mercado externo desde a sua implantação, teve que enfrentar a competição internacional. Recentemente, esta agroindústria tem sentido a necessidade de modificar suas estratégias de competição diante das novas condições do mercado internacional. Este artigo faz uma análise dos principais aspectos que identificam a natureza concorrencial da agroindústria do caju, em nível mundial, e procura estabelecer um macro estratégia competitiva que permita às empresas localizadas no Nordeste do Brasil se sustentarem no mercado internacional, através da melhoria da produtividade e redução do grau de ociosidade da capacidade instalada o qual está bastante elevado. O cerne da estratégia proposta, conclui-se, centra-se na entrada das empresas do Nordeste brasileiro no mercado internacional de castanha de caju in natura, como importadoras, alterando, dessa forma, a posição monopsonista da Índia, nosso principal competidor.