PERFIL E ESPECIFICIDADE DA FAVELIZAÇÃO EM CIDADES MÉDIAS NO NORDESTE: UM ESTUDO DE CASO EM PICOS-PIAUÍ*

Autores

  • Veloso Maísa Mestra em Desenvolvimento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Pernambuco e doutoranda em Urbanismo na Universidade de Paris-III.

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1995.2162

Palavras-chave:

Favela, Urbanismo, Pobreza, Minifúndio, Migração, Picos-Piauí, Brasil- Região Nordeste.

Resumo

Estuda o processo de favelização em cidades médias do interior do Nordeste nas duas últimas décadas, procurando identificar suas particularidades em relação ao que, por exemplo, é observado nos grandes centros urbano-industriais. A problemática é analisada à luz do caso do município de Picos-Piauí. Os eixos principais de análise são os aspectos socioeconômicos e suas repercussões espaciais. Na primeira parte, é feita a caracterização das favelas da cidade com relação a seus aspectos urbanísticos e legais e às condições de moradia. Na segunda parte, é traçado o perfil dos habitantes das favelas, sobretudo no que concerne à situação de emprego e renda e à questão das migrações. Por fim, a autora conclui com a indicação das causas mais diretas da favelização naquele município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1995-01-30

Como Citar

Maísa, V. (1995). PERFIL E ESPECIFICIDADE DA FAVELIZAÇÃO EM CIDADES MÉDIAS NO NORDESTE: UM ESTUDO DE CASO EM PICOS-PIAUÍ*. Revista Econômica Do Nordeste, 26(1), 119–147. https://doi.org/10.61673/ren.1995.2162

Edição

Seção

Artigos