Análise da transmissão de preços no mercado brasileiro de castanha de caju
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2010.328Palavras-chave:
Castanha de Caju. Poder de Mercado. Transmissão de Preços. Competitividade.Resumo
Este artigo investiga a transmissão dos preços entre exportadores de amêndoa da castanha de caju e produtores de castanha de caju em casca no Brasil. Por meio de modelo econométrico, realiza testes de causalidade e estimou-se a elasticidade de transmissão de preços. Os resultados demonstraram uma elasticidade de transmissão de 26,7% tanto para elevações quanto para baixas de preço. As margens tendem a aumentar quando os preços de exportação em reais sobem, e tendem a retornar para sua posição inicial quando os preços de exportação em reais caem. Esse mecanismo de redistribuição das margens é prejudicial para a competitividade da cadeia, pois cria conflitos entre agentes. Sugere o apoio às iniciativas institucionais que permitam reduzir assimetria de informações e formas mais eficientes de organização do mercado.Downloads
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Publicado
2017-03-24
Como Citar
Figueiredo, A. M., de Souza Filho, H. M., Guanziroli, C. E., & Valente Junior, A. S. (2017). Análise da transmissão de preços no mercado brasileiro de castanha de caju. Revista Econômica Do Nordeste, 41(4), 715–730. https://doi.org/10.61673/ren.2010.328
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Artigos
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Copyright (c) 2010 Adelson Martins Figueiredo, Hildo Meirelles de Souza Filho, Carlos Enrique Guanziroli, Airton Saboya Valente Junior

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