Análise do perfil e grau de incidência de barreiras não-tarifárias sobre as exportações brasileiras de frutas selecionadas

Autores

  • Marcelo Dias Paes Ferreira Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Viviani Silva Lírio Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Talles Girardi de Mendonça Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2010.329

Palavras-chave:

Barreiras Não-Tarifárias. Mercado Internacional. Fruticultura. Acordos Internacionais. Exportações.

Resumo

Tem o objetivo principal de identificar, por produto selecionado e por mercado de destino, as principais Barreiras Não-tarifárias (BNT) incidentes sobre as exportações brasileiras de frutas selecionadas. Calcula o grau de incidência dessas barreiras, nos anos de 1995 a 2008. Para isso, as notificações Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) e Acordo sobre Barreiras Técnicas (TBT), da Organização Mundial de Comércio (OMC), foram utilizadas como barreiras não-tarifárias. Constata que a principal região brasileira exportadora das frutas selecionadas foi o Nordeste em 2008. Os resultados indicam que o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) emitiu duas vezes mais notificações que a União Europeia (UE) e que o Mercado Comum do Sul (Mercosul) praticamente não fez uso dessas ferramentas protecionistas no período analisado. Constata, também, que as regiões que apresentaram maiores índices de frequência e de cobertura foram as que apresentaram maiores crescimentos como destino das exportações brasileiras das frutas selecionadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Dias Paes Ferreira, Universidade Federal de Goiás - UFG

Possui graduação em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa (2009), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Economia Aplicada pela mesma instituição. Atualmente é professor na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e Economia dos Recursos Naturais e Ambiental, atuando nos seguintes temas: uso da terra, biocombustíveis e mercados agrícolas.

Viviani Silva Lírio, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora e Pró-Reitora de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Viçosa da UFV. Pesquisadora do CNPq desde 2009. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e Doutora em Economia Rural pela UFV (2001). Desde janeiro de 1998, faz parte do corpo docente do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa atuando, também, como orientadora e pesquisadora, prioritariamente nas áreas de Microeconomia do desenvolvimento e Mercados agroindustriais. É parecerista de diferentes periódicos e atua como parecerista Ad-hoc e consultora junto a diferentes instituições como Embrapa, Cia Vale do Rio Doce e FAO.

Talles Girardi de Mendonça, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Tem experiência na área de pesquisa econômica atuando principalmente nos seguintes temas: exportações, competitividade, complexo soja, fruticultura, integração de mercados, mercado de trabalho, instituições e comércio internacional.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Ferreira, M. D. P., Lírio, V. S., & de Mendonça, T. G. (2017). Análise do perfil e grau de incidência de barreiras não-tarifárias sobre as exportações brasileiras de frutas selecionadas. Revista Econômica Do Nordeste, 41(4), 683–698. https://doi.org/10.61673/ren.2010.329

Edição

Seção

Artigos