Inserção do Brasil no mercado mundial de castanha de caju no período de 1990 a 2005
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2009.343Palavras-chave:
Competitividade. Castanha de Caju. Inserção Internacional.Resumo
O presente trabalho analisa a inserção do País no mercado internacional de castanha de caju, em face de seus principais concorrentes, bem como determina a influência dos principais fatores responsáveis pelo crescimento das exportações brasileiras de castanha. Para isso, utiliza indicadores de competitividade selecionados como o Índice de Posição Relativa e o método de Constant-Market-Share. Pela análise dos indicadores, concluiu que, apesar do crescimento das exportações, o país tem apresentado dificuldades para competir com seus principais concorrentes, sobretudo com o Vietnã. Pela análise de Constant-Market-Share, conclui que o crescimento das exportações nacionais ficou condicionado à expansão do mercado externo e dos principais mercados de destino do produto brasileiro, já que a competitividade atuou no sentido de limitar o crescimento do setorDownloads
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Publicado
2017-03-21
Como Citar
de Mendonça, T. G., Lirio, V. S., Gomes, M. F. M., & Campos, A. C. (2017). Inserção do Brasil no mercado mundial de castanha de caju no período de 1990 a 2005. Revista Econômica Do Nordeste, 40(1), 133–152. https://doi.org/10.61673/ren.2009.343
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Seção
Artigos
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Copyright (c) 2009 Talles Girardi de Mendonça, Viviani Silva Lirio, Marília Fernandes Maciel Gomes, Antônio Carvalho Campos

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