Arranjos produtivos locais perante os desafios da globalização: uma incursão na problemática

Autores

  • Hoyêdo Nunes Lins Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.515

Palavras-chave:

Aglomerações industriais, Abertura comercial, Ação coletiva, Sul-catarinense vestuarista.

Resumo

Explora a situação das aglomerações industriais em face das mudanças econômicas amplas, com base em investigação sobre uma área de produção de artigos de vestuário centrada em Criciúma, na região sul de Santa Catarina, envolvendo principalmente entrevistas em 16 empresas e em instituições da região. O contexto macroeconômico refere-se à abertura comercial do Brasil nos anos 1990, tributária de grande aumento nas importações, em larga medida na forma de artigos de vestuário fabricados a custos muito baixos de mão-de-obra. A pretensão é examinar o modo como a estrutura local foi afetada pelas novas condições de concorrência e como reagiu a estas, à luz do debate sobre os arranjos locais de produção industrial, ou clusters industriais. Ao final, esboçam-se algumas idéias sobre a promoção do ambiente socioprodutivo das firmas. Acredita-se que o conteúdo dessas idéias, impregnadas dos sentidos de ação coletiva e de cooperação, pode ser válido para outras realidades em situação mais ou menos semelhante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hoyêdo Nunes Lins, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1984), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento Regional pela University College of Swansea, na Grã Bretanha (1982), e doutorado em Geografia e Organização do Espaço pela Université de Tours, na França (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, lotado no Departamento de Economia e Relações Internacionais. Integra os corpos docentes dos programas de pós-graduação em Economia e em Relações Internacionais dessa universidade. Tem experiência docente e em pesquisa na área de Economia, com ênfase em desenvolvimento regional e urbano, problemas ligados à globalização, incluindo aspectos de geopolítica, cadeias globais de valor, integração regional e turismo.

Downloads

Publicado

2017-05-26

Como Citar

Lins, H. N. (2017). Arranjos produtivos locais perante os desafios da globalização: uma incursão na problemática. Revista Econômica Do Nordeste, 38(1), 67–85. https://doi.org/10.61673/ren.2007.515

Edição

Seção

Artigos