Potencial de desenvolvimento dos municípios baianos: Uma análise fatorial

Autores

  • Marcílio Zanelli Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF
  • João Eustáquio Lima Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Suzana Quinet de Andrade Bastos Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.630

Palavras-chave:

Índice de desenvolvimento, Municípios baianos.

Resumo

O objetivo deste artigo é encontrar os potenciais de desenvolvimento para os municípios pertencentes ao estado baiano. Para isto, usa-se o método de análise fatorial no qual são extraídos quatro fatores (desenvolvimento industrial, desenvolvimento agrário, desenvolvimento de serviços e desenvolvimento social) que integram o fator do potencial de desenvolvimento. Além disso, utiliza-se a Análise Exploratória dos Dados Espaciais (AEDE) para encontrar possíveis clusters dos fatores mencionados. Foi possível identificar que a região Extremo Oeste Baiano possui cidades com alto potencial de desenvolvimento e que a região metropolitana de Salvador é bastante heterogênea. Com os resultados foi possível elaborar estratégias para permitir um maior desenvolvimento regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcílio Zanelli Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2011), graduação em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2005), especialização em Ensino em Física: Mecânica pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2008) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora(2012). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana.

João Eustáquio Lima, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.

Suzana Quinet de Andrade Bastos, Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF

Suzana Quinet de Andrade Bastos é Professora Titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Sua principal linha de pesquisa inclui-se no campo do desenvolvimento econômico, com especial interesse nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economia da Saúde, Demografia Econômica, Economia Institucional, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Pereira, M. Z., Lima, J. E., & Bastos, S. Q. de A. (2017). Potencial de desenvolvimento dos municípios baianos: Uma análise fatorial. Revista Econômica Do Nordeste, 47(2), 141–157. https://doi.org/10.61673/ren.2016.630

Edição

Seção

Artigos