Estimando Taxas de Adoção de Tecnologias Poupadoras de Água na Fruticultura Irrigada do Vale do São Francisco: O Caso dos Pequenos Agricultores

Autores

  • Tiago Farias Sobel Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ecio de Faria Costa Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2005.720

Palavras-chave:

Fruticultura irrigada, Pequenos Agricultores, Demanda por água, Tecnologias de irrigação, Manejo popular de água, Taxas de adoção.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma avaliação da percepção dos pequenos agricultores do Vale do São Francisco localizados nos Perímetros Irrigados de Nilo Coelho e Maria Tereza quanto à adoção de tecnologias de irrigação poupadoras de água. A avaliação utiliza método de estudo baseado em pesquisa de campo, onde foram aplicados questionários junto aos agricultores. Todas as informações obtidas em perguntas relacionadas a custos de instalação, manutenção e produtividade das tecnologias utilizadas pelos agricultores, e outras à disposição, foram utilizadas na determinação dos resultados. A análise aponta um maior conhecimento quanto às vantagens de sistemas de irrigação mais modernos frente aos menos indicados à fruticultura irrigada na região em estudo, mas, ainda assim, entraves estão presentes e este conhecimento das tecnologias mais eficientes não é unânime.

Biografia do Autor

Tiago Farias Sobel, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (2003), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia agrícola e Teoria Econômica em geral, atuando principalmente nos seguintes temas: Vale do São Francisco, políticas públicas de desenvolvimento, pequenos agricultores e fruticultura irrigada.

Ecio de Faria Costa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), M.S. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (1998) e Ph.D. em Agricultural and Applied Economics - University of Georgia (2001). Pós-Doutorado em Economia Agrícola pela University of Georgia (2002). Atualmente é Professor Associado I da Graduação e Pós-graduação em Economia (PIMES) da Universidade Federal de Pernambuco e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, Nível II. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Agronegócios; Viabilidade Econômico-Financeira; Matriz de Insumo-produto; Desenvolvimento Econômico e Economia Regional. Consultor do BNB - Banco do Nordeste do Brasil, BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Atua principalmente nos seguintes temas: Agronegócios no Nordeste, Fruticultura Irrigada, Comércio Internacional do Nordeste, Relações de Insumo-Produto de Pernambuco. Autor de mais de 50 artigos científicos e apresentador de mais de 200 artigos em congressos nacionais e internacionais. Orientador de Alunos de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Sobel, T. F., & Costa, E. de F. (2017). Estimando Taxas de Adoção de Tecnologias Poupadoras de Água na Fruticultura Irrigada do Vale do São Francisco: O Caso dos Pequenos Agricultores. Revista Econômica Do Nordeste, 36(1), 121–146. https://doi.org/10.61673/ren.2005.720

Edição

Seção

Artigos