Escolaridade, políticas sociais e a evolução da desigualdade regional de renda no Brasil entre 2003 e 2011: uma análise a partir das fontes de renda

Autores

  • Rodrigo Carvalho Oliveira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Raul da Mota Silveira Neto Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.80

Palavras-chave:

Desigualdade regional, Educação, Programas sociais.

Resumo

Constata que, no Brasil a despeito dos elevados níveis de desigualdade, tem sido verificada uma queda constante das disparidades de renda, desde meados da década de 1990, tanto entre pessoas, quando se analisa a desigualdade, quanto entre as regiões. Tem por objetivo avaliar qual a importância das fontes de renda do trabalho associadas à escolaridade e das fontes de renda não relacionadas ao trabalho, em especial, das fontes associadas aos programas públicos de transferência de renda, sobre a queda na desigualdade de renda regional observada entre os anos de 2003 e 2011. Obtidos a partir de diferentes estratégias de decomposição do índice de Gini regional, os resultados sugerem que a renda do trabalho dos indivíduos com níveis intermediários de escolaridade e a renda dos programas sociais foram as principais responsáveis pela queda do índice de Gini no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Carvalho Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (2010) e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professor assistente da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia e cursa o doutorado em economia na Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: microeconometria, avaliação de políticas públicas, desigualdade de renda, pobreza, educação e saúde. Em 2013 ficou em 1º lugar no Prêmio CNI de Economia na Categoria Economia do Trabalho.

Raul da Mota Silveira Neto, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado ddo Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Os trabalhos e pesquisas concentram-se nas áreas de Economia Regional, Economia Urbana, Economia do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, com interesse específico na avaliação de políticas públicas, nas políticas de desenvolvimento regional ou local. nos determinantes da desigualdade e da migração, nos condicionantes da distribuição das famílias e atividades nas cidades, nos diferenciais de qualidade de vida entre cidades e nos determinantes do crescimento das cidades.

Downloads

Publicado

2016-04-19

Como Citar

Oliveira, R. C., & Silveira Neto, R. da M. (2016). Escolaridade, políticas sociais e a evolução da desigualdade regional de renda no Brasil entre 2003 e 2011: uma análise a partir das fontes de renda. Revista Econômica Do Nordeste, 44(3), 651–670. https://doi.org/10.61673/ren.2013.80

Edição

Seção

Artigos