Demanda por água bruta para diluição de esgoto doméstico na bacia hidrográfica do Rio Salgado, no Ceará: uma aplicação da demanda tudo ou nada

Autores

  • Luiz Fernando Gonçalves Viana Banco do Nordeste do Brasil S/A
  • José César Vieira Pinheiro Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Rodolfo José Sabiá Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Robério Telmo Campos Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2013.89

Palavras-chave:

Economia dos Recursos Hídricos, Demanda Tudo ou Nada, Princípio do Poluidor Pagador.

Resumo

O objetivo deste estudo é determinar a função de demanda ordinária e a elasticidade-preço por água bruta para diluição de esgoto doméstico na bacia hidrográfica do rio Salgado, no Estado do Ceará. A qualidade da água do rio está comprometida e ele será o receptor da transposição de águas do rio São Francisco. Aplica a metodologia de demanda tudo ou nada para determinação da função de demanda ordinária, a partir dos estudos técnicos para concepção de alternativas para o sistema de esgotamento sanitário de municípios inseridos na área de influência da interligação da bacia do rio São Francisco com Estado do Ceará. Os resultados demonstram que a elasticidade-preço da demanda é inelástica, reforçando os resultados de outros estudos sobre a cobrança.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Gonçalves Viana, Banco do Nordeste do Brasil S/A

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2011), especialista em Engenharia Econômica e Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral - FDC (1999) e graduado em Economia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1998). Atualmente é Coordenador de Estudos e Pesquisas do ETENE/BNB. Tem experiência nas áreas de planejamento, gestão de projetos, engenharia econômica e economia dos recursos naturais.

José César Vieira Pinheiro, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1971), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: água salobra, dessalinização, Ceará, preço da água e agricultura familiar.

Rodolfo José Sabiá, Universidade Regional do Cariri - URCA

Possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2000) , doutorado em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (2008) E Pós Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista- Unesp (2015). Atualmente é professor associado O do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Regional do Cariri, tem experiência nas áreas de Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos Sólidos e Líquidos , Analise de Metais Pesados em Águas e Decision making. Coordenador do Laboratório de Águas, Efluentes e Metais Pesados da Universidade Regional do Cariri e Presidente do Fórum de Residous e a Sustemtatibilidade do Planeta.

Robério Telmo Campos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1976), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1980) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991). Atualmente é membro da diretoria da SOBER como representante da região Nordeste, é associado e consultor da Revista da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Professor titular do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase nas áreas de Administração Rural, Elaboração e Avaliação de Projetos Agrícolas, sob os pontos de vista privado, econômico e social, assim como nas áreas de risco e de capacidade de pagamento por água bruta em perímetros irrigados do Nordeste.

Publicado

2016-04-19

Como Citar

Viana, L. F. G., Pinheiro, J. C. V., Sabiá, R. J., & Campos, R. T. (2016). Demanda por água bruta para diluição de esgoto doméstico na bacia hidrográfica do Rio Salgado, no Ceará: uma aplicação da demanda tudo ou nada. Revista Econômica Do Nordeste, 44(3), 795–814. https://doi.org/10.61673/ren.2013.89

Edição

Seção

Artigos