QUADRILÁTERO DO FEDERALISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO FEDERALISMO IMPERFEITO NO BRASIL

Autores/as

  • Jair do Amaral Filho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1974

Palabras clave:

Federalismo, Ações Coletivas, Instituições Públicas, Economia Política, Brasil

Resumen

Parte de uma idéia simples, segundo a qual não há propriamente uma crise do federalismo no Brasil, senão a ausência histórica de evidências quanto à solidez e articulação dos princípios básicos do federalismo. Para demonstrar essa idéia, o trabalho parte da tese de que o federalismo, enquanto sistema, deve conter quatro princípios básicos para funcionar e para existir enquanto tal: autonomia, cooperação, equilíbrio estrutural e coordenação. Para cumprir essa demonstração, o trabalho define o conceito de cada um desses princípios e mobiliza esses conceitos para analisar o sistema federal brasileiro. Conclui que o referido sistema sofre de uma forte carência de solidez e articulação entre aqueles quatro princípios básicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jair do Amaral Filho, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutor em Ciências Econômicas pela Université de Paris XIII e Université Sorbonne Nouvelle-IHEAL, e Doutor em Ciências Econômicas pela Université Paris Nord - XIII. Atualmente é Professor Titular em Desenvolvimento Econômico no Departamento de Teoria Econômica-DTE/FEAAC, da Universidade Federal do Ceará-UFC. É também professor e pesquisador do Centro de Pós-Graduação em Economia-CAEN da Universidade Federal do Ceará-UFC; Ex-Professeur Visiteur na Faculté d'Économie da Université Montesquieu de Bordeaux (França); Ex-Pesquisador Visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada-IPEA; Ex-Professeur Invité na Université Sorbonne Nouvelle - Institut de Hautes Études de l'Amérique Latine, IHEAL; "Líder" do Grupo de Pesquisa "Região, Indústria e Competitividade-RIC" (UFC/CNPq) e membro da Rede de Pesquisa sobre Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais-REDESIST. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Local e Regional; Economia Brasileira; Federalismo Econômico e Sistemas Produtivos Locais.

Publicado

1999-07-19

Cómo citar

Amaral Filho, J. do. (1999). QUADRILÁTERO DO FEDERALISMO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A COMPREENSÃO DO FEDERALISMO IMPERFEITO NO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 30(Suplemento Especial), 876–895. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1974