REFORMA TRIBUTÁRIA NO BRASIL: LIÇÕES DE UM MODELO DE EQUILÍBRIO GERAL APLICADO

Autores/as

  • Francisco Marcelo Silva de Menezes Universidade Federal do Ceará
  • Flávio Ataliba Flexa Daltro Barreto Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1980

Palabras clave:

Reforma Tributária, Reforma da Previdência, Modelo de Gerações Superpostas

Resumen

Verifica os impactos macroeconômicos sobre o bem-estar, através de um modelo de gerações superpostas, de uma reforma tributária ampla, vista como uma reforma conjunta do sistema tributário tradicional e o sistema tributário de seguridade social. As simulações evidenciam que, tendo como ponto inicial o sistema de repartição vigente, as distorções causadas no ambiente econômico minimizam-se quando privilegia a taxação sobre o consumo e a adoção de um sistema previdenciário plenamente capitalizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Marcelo Silva de Menezes, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Economia pela Universidade de Fortaleza (1987) e mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1999). Atualmente é auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, atuando principalmente nos seguintes temas: equilíbrio geral e reforma tributária.

Flávio Ataliba Flexa Daltro Barreto, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1995) e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1997). É Pós Doutor em Economia pela Universidade de Harvard (2002) e Universidade Técnica de Lisboa (2006). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Economia Aplicada (DEA) e do Curso de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi coordenador do grupo de pesquisa em desenvolvimento econômico reunido no Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP). Participou do programa Cátedras do IPEA para o Desenvolvimento com a Cátedra Josué de Castro. Foi pesquisador nível II, produtividade em pesquisa, do CNPq. Foi Diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, IPECE e Secretário Executivo de Planejamento e Orçamento, da Seplag Ceará e Cientista Chefe em Economia, do Programa Cientista Chefe da Funcap, do Governo do Ceará. É pesquisador Associado da FGV/IBRE.

Publicado

1999-07-19

Cómo citar

Menezes, F. M. S. de, & Barreto, F. A. F. D. (1999). REFORMA TRIBUTÁRIA NO BRASIL: LIÇÕES DE UM MODELO DE EQUILÍBRIO GERAL APLICADO. Revista Econômica Do Nordeste, 30(Suplemento Especial), 524–535. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1980