Acesso a Informação - Ações e Programas - Planejamento Empresarial Acesso a Informação - Ações e Programas - Planejamento Empresarial

Estratégico, Tático e Operacional


O Planejamento 2018-2022 do Banco do Nordeste foi elaborado com base no “Modelo de Gestão para Resultados”, marco conceitual de gestão em que o fator resultado é a referência chave. Especialmente na esfera pública, esse modelo se apresenta como uma proposta de cultura em que se põe ênfase nos resultados e não nos processos e procedimentos.

No Banco do Nordeste, o objetivo é que seus resultados reflitam mudanças regionais significativas, traduzidas em transformações efetivas nas condições de vida das pessoas. Nesse sentido, o foco das diversas ações do Banco do Nordeste está no cidadão, cujo atendimento considera as potencialidades e capacidades da Região, concretizando o direcionamento de esforços para obtenção de maior eficiência, eficácia e efetividade do uso dos recursos disponíveis, o que somente se torna possível com a participação, o compromisso e a responsabilidade de todos com os resultados.

Definir um modelo de planejamento fundamentado na gestão para resultados significa mensurar o desempenho, analisando os  principais aspectos associados ao cumprimento da finalidade do Banco, as quais tratam de identificar quantos e quais insumos são requeridos, quais ações  são executadas, quantos e quais produtos e serviços são entregues e quais os impactos finais alcançados.

O Planejamento Empresarial do Banco do Nordeste é um processo que possibilita analisar a realidade, avaliar e definir caminhos, construir um referencial futuro, definir um trâmite adequado para envolver na sua construção e implementação tanto a alta administração como as demais áreas, monitorar e avaliar o desempenho alcançado e retroalimentar todo o processo.

Sua finalidade é direcionar os esforços organizacionais na busca sistemática para obtenção dos resultados proporcionando os impactos almejados para o Banco e para a comunidade na qual encontra-se inserido. Consiste em um processo de construção do direcionamento estratégico de modo a garantir a sua sustentabilidade e compõem-se  dos  planos: estratégico, tático e operacional.

O planejamento em nível estratégico,  define os resultados a serem alcançados e os impactos externos que se quer atingir. Inicia-se com a definição da missão, da visão e dos valores organizacionais, seguindo-se da construção de indicadores e estabelecimento de metas quinquenais.  A declaração da missão do Banco do Nordeste expressa a sua razão de ser:

“ATUAR COMO O BANCO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO NORDESTE”.

E a sua visão representa a expectativa do  Banco do Nordeste para o seu futuro:

“SER O BANCO PREFERIDO DO NORDESTE, RECONHECIDO PELA SUA CAPACIDADE DE PROMOVER O BEM-ESTAR DAS FAMÍLIAS E A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS DA REGIÃO”.

Os valores organizacionais são princípios ou crenças que servem de guia para comportamentos, atitudes e decisões das pessoas no exercício das suas responsabilidades: justiça, governança, honestidade, sustentabilidade, igualdade, democracia, transparência, compromisso, respeito, cooperação, confiança, disciplina e  civilidade.

Além da missão, da visão e dos valores organizacionais, no Planejamento Estratégico do Banco do Nordeste,  constam os indicadores e metas quinquenais para o período 2018-2022, classificados segundo a sua natureza em três dimensões de resultado: eficiência, eficácia e efetividade.
  
INDICADORES DE EFICIÊNCIA analisam se os insumos empregados - recursos humanos, logísticos, tecnológicos e financeiros - geraram produtos e serviços adequados.   

INDICADORES DE EFICÁCIA representam a quantidade e a qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário. Esses indicadores sinalizam sobre o processo de gestão, captação de recursos financeiros, gerenciamento do FNE, repasses de diversas fontes de recursos e produtos e serviços financeiros e bancários.

INDICADORES DE EFETIVIDADE apontam se os resultados gerados foram suficientes para atender a missão e a visão estabelecida pelo Banco gerando valor público. Assim, esses indicadores indicam se aspectos do desenvolvimento regional foram alcançados como geração de emprego e renda, melhoria da competitividade das empresas, distribuição proporcional dos recursos nos estados da área de atuação do Banco, além de incentivo a exportação.

Para a comunicação da estratégia, o Banco do Nordeste adota o Mapa Estratégico, uma representação gráfica de sua estratégia, que considera as dimensões do resultado de eficiência, eficácia e efetividade, os elementos estratégicos de insumos, atividades, produtos, resultados e impactos, embasados na ética, conformidade, monitoramento e avaliação.

MAPA ESTRATÉGICO

MAPA Planejamento Estratégico 2017-2021

O planejamento estratégico é acompanhado anualmente pelos planos tático e operacional estabelecidos por metas e programas, como Programação Anual do FNE, Programa CrediAmigo, Programa AgroAmigo, Programa Nacional de Agricultura Familiar.


Os principais resultados operacionais obtidos pelo Banco estão disponibilizados no Relatório de Gestão.
 

Programação Anual do FNE

Programa Crediamigo

Programa AgroAmigo

Programa Nacional de Agricultura Familiar

Relatórios de Gestão