Informações Informações

23/09/2021

Artes visuais são destaque na programação do Centro Cultural Banco do Nordeste

Nesta semana, de quinta (23) a domingo (26), o Centro Cultural Banco do Nordeste oferece ao público uma programação diversificada nas artes visuais, por meio de eventos presenciais e virtuais. Todas as atividades são gratuitas.


15/09/2021

Oficina de Arte ensina crianças a criar fotografias ecológicas sem câmera

Criação de imagens a partir do material fotossensível das plantas. Esse é o conceito da antotipia, inventada pela cientista e escritora escocesa Mary Somerville, em 1842. Para ensinar a técnica a crianças, o Centro Cultural Banco do Nordeste promove uma oficina de arte, em sua programação virtual, nesta sexta-feira, às 16h, no endereço youtube.com/centroculturalbancodonordeste.


08/09/2021

Homenagem a Gilmar de Carvalho integra programação virtual do CCBNB dessa semana

O legado de Gilmar de Carvalho, professor e pesquisador da cultura popular cearense, é tema de uma homenagem da escritora e jornalista Eleuda Carvalho, com mediação do professor Wellington Júnior, nesta quinta-feira (9), às 16 horas, na programação virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste. Com o título "Gilmar de Carvalho: uma vida dedicada à literatura de cordel e à cultura popular", Eleuda irá abordar a vasta pesquisa de Gilmar, que foi um dos mais engajados cearenses na busca pela memória coletiva do povo e pela profusão desses saberes.


06/09/2021

Exposição no CCBNB Fortaleza reflete sobre autoria artística feminina

Na perspectiva de contribuir com o debate sobre a presença das mulheres no campo das artes, a exposição "Tanto quanto escurecer acende os vaga-lumes" reúne uma série de trabalhos de autoria feminina que integram o acervo do Banco do Nordeste, juntamente com obras de quatro artistas convidadas. A mostra está aberta a visitações gratuitas e presenciais na sede do CCBNB Fortaleza, de terça a domingo, das 8h às 22h, até o próximo dia 30 de setembro, observando todos os protocolos sanitários vigentes.


17/06/2021

Programação semanal do CCBNB traz quadrilhas juninas, rock e blues

Neste sábado, 19, as quadrilhas juninas paraibanas Fazenda Brasil Caboclo e Matutos da Paz trazem o clima de São João para a programação virtual do Centro Cultural Banco do Nordeste, às 16h. Em seguida, às 20h, é a vez da quadrilha cearense Princesa do Cariri mostrar toda a alegria da festa popular nordestina. Como medida de segurança, em decorrência da pandemia de covid-19, os grupos se apresentam com um número reduzido de componentes. Até domingo (20), o CCBNB exibe uma variedade de atividades por meio do canal youtube.com/centroculturalbancodonordeste