Integridade e Ética
Para difundir os princípios de integridade, ética e transparência entre empregados, clientes, fornecedores, parceiros e demais públicos de relacionamento, o Banco do Nordeste instituiu sua Política de Integridade e Ética.
Toda a prática cotidiana do Banco do Nordeste está regulada por normativos baseados em princípios e valores éticos. Tais princípios são continuamente difundidos entre colaboradores e clientes, de modo a inspirá-los e orientá-los para a valorização e prática da ética em todas as suas ações.
Política de Integridade e Ética
A Política de Integridade e Ética do Banco do Nordeste consiste em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria, incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva do Código de Conduta Ética e Integridade da instituição.
Implementada em conformidade com a Lei 12.846/2013, a Política de Integridade e Ética objetiva detectar e sanar eventuais desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública.
Suas diretrizes são compostas pelos temas: prevenção e combate à corrupção; identificação e tratamento do conflito de interesses; contratação e aquisição de bens/serviços; transparência e acesso à informação; controles internos, gestão de riscos e segurança corporativa; prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo; governança corporativa; demonstrações financeiras; auditoria interna; responsabilidade socioambiental; conduta ética; gerenciamento disciplinar; treinamento e capacitação.
- Conheça a Política de Integridade e Ética
- Conheça o Programa de Integridade BNB
- Conheça o Programa de Integridade BNB - Glossário
- Conheça o Programa de Integridade BNB - Relatório de Perfil
Código de Conduta Ética e Integridade
O Código de Conduta Ética e Integridade do Banco do Nordeste estabelece os princípios e valores que norteiam a conduta de seus profissionais nos relacionamentos internos e com os diversos segmentos da sociedade.
Os princípios que fundamentam a conduta ética no Banco do Nordeste são: justiça, honestidade, democracia, cooperação, disciplina, governança, sustentabilidade, compromisso, confiança, civilidade, transparência, igualdade e respeito.
O Banco conta com uma Comissão de Ética para difusão dos princípios éticos e do Código de Conduta, proporcionando um elevado padrão de comportamento que contribua efetivamente para a lisura e transparência das ações praticadas na condução dos negócios.
Denúncias
Caso encontre alguma irregularidade, sua denúncia pode ser feita de forma anônima clicando aqui ou por meio da nossa Ouvidoria:
- Telefone, 0800-033-3033;
- Telefone para atendimento às pessoas com alguma deficiência auditiva, 0800-033-3031;
- Fax, pelo número (85) 3251-5858;
- Carta (Av. Doutor Silas Munguba, 5700 - Polo de Lazer - Caixa Postal 628 - Passaré - CEP-60.743-902 - Fortaleza-CE);
- Pessoalmente, no endereço informado acima.
Depoimentos de Integridade e Ética
Romildo Carneiro Rolim Presidente do Banco do Nordeste | Cornélio Farias Pimentel Diretor de Controle e Risco
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Thiago Nogueira Diretor de Ativos de Terceiros | Anderson da Cunha Possa Diretor de Negócios |
Bruno Ricardo Pena Diretor de Planejamento | Hailton José Fortes Diretor Financeiro e de Crédito |