15/09/2020

Ciência e parcerias fazem renascer a produção de algodão no Ceará

O Ceará se prepara para colher uma área plantada de aproximadamente dois mil hectares de algodão a partir de julho, o equivalente ao dobro da safra anterior. O resultado é da segunda safra do Programa de Implantação da Cultura do Algodão no Ceará, que trouxe frutos que vão além dos capulhos de algodão. Traumatizados com o bicudo-do-algodão, que devastou plantações há mais de duas décadas, muitos produtores abandonaram a cultura. Hoje, com novas cultivares desenvolvidas pela pesquisa, manejo moderno, apoio de assistência técnica rural e incentivo de grandes empresas têxteis, o estado estabeleceu bases para a ampliação sustentável da produção da pluma nos próximos anos.


10/06/2020

Balança Comercial do Agronegócio do Nordeste 2018-2019

Dados do Produto Interno Bruto (PIB) indicam ainda lenta recuperação da economia brasileira, que encerrou 2019 com crescimento de 1,1% em relação a 2018. No acumulado do ano, o PIB foi de R$ 7,3 trilhões, em valores correntes. No recorte setorial, o destaque foi o Agropecuário, com alta de 1,3%, com resultados positivos em ambos os segmentos, agricultura e pecuária. Na metodologia do CEPEA/Usp, o PIB do Agronegócio cresceu 3,81% em 2019, superior à média da economia brasileira. Com isso, em 2019, o Agro ampliou sua participação na economia, 21,4%. A alta do segmento pecuário foi consequência do bom desempenho das exportações de carnes. O surto de Peste Suína Africana (PSA) na Ásia reduziu a produção doméstica de proteína animal, aumentou a demanda via importações e aqueceu preços internacionais. Oportunamente, o Brasil produziu mais e vendeu com melhor preço. Para 2020, a previsão do Ipea para o PIB Agropecuário é de alta de 3,4%, considerando a previsão de safra do IBGE. No caso da estimativa da Conab, 4,1%.


16/06/2020

Dica de Sustentabilidade na Agropecuária - Recuperação de Solos - Parte 1

Todo agricultor ou pecuarista experiente e consciente sabe que o solo de sua propriedade é seu ativo mais precioso. Entretanto, nem sempre esse ativo recebe os cuidados necessários à prolongada manutenção de sua capacidade produtiva.


26/06/2020

Coronavírus e o Agronegócio - Em tempos de covid-19, setor de HF se reinventa!

As medidas de restrição de circulação de pessoas durante a pandemia da Covid-19 no Brasil – como o fechamento de escolas e bares, redução (ou paralisação) das atividades em restaurantes e operações limitadas em varejos de menor escala (feiras), importantes canais de escoamento de frutas e hortaliças – trouxeram grandes desafios a toda cadeia produtiva de alimentos. Com a menor demanda nas roças, as perdas de produtos, especialmente dos mais perecíveis, se elevaram, prejudicando fortemente de pequenos a grandes agricultores.


26/06/2020

Dica de Sustentabilidade na Agropecuária - Recuperação de Solos - Parte 2

Dando continuidade à informação sobre diferentes técnicas para a recuperação e conservação de solos (vide texto anterior para a primeira parte desta série), hoje abordaremos a técnica de “regeneração natural com manejo”.


03/07/2020

Produção de grãos - Feijão

A cultura do feijão é importante fonte de energia, com baixo teor de gordura e ingrediente indispensável na cozinha brasileira e nordestina. De produção predominantemente familiar, tem baixa rentabilidade se comparada a outras culturas, limitando maiores investimentos. Não obstante, o feijoeiro Phaseolus vulgaris é uma planta rústica, resistente a estresses hídricos e de ciclo curto de produção (55 a 90 dias). São 14 os tipos de feijão cultivado, sendo mais conhecidos no Brasil o carioca, o preto, o fradinho (o mesmo macassar, caupi ou de corda) e os feijões tipo cores (branco, vermelho, roxo e outros). Adapta-se às diversas condições de clima e solo, podendo ser cultivado isoladamente, em consórcio ou intercalado, em três safras anuais, mas o valor comercial e nutritivo do feijão deprecia-se rapidamente após a colheita, perdendo sua qualidade após dois meses de estocagem.


04/08/2020

O barato que sai caro: escolha do cultivar forrageiro

Muitas pessoas, certamente, já usaram essa frase após a compra de algum bem ou produto. Essa expressão popular é utilizada para descrever uma situação em que o comprador economizou de um lado, mas, na prática, perdeu muito mais que economizou. No caso da escolha do cultivar forrageiro a ser utilizado na implantação ou renovação de pastagens, essa situação ocorre com muita frequência.


05/08/2020

Recuperação de Solos - Parte 3

A seguir, apresentamos mais uma técnica para a recuperação e conservação de solos (vide a primeira e a segunda partes dessa série). Dessa vez abordaremos a técnica de “plantio em área total”.


21/08/2020

Nordeste: Comércio Exterior do Agronegócio

Este artigo apresenta um resumo do Informe ETENE de julho de 2020 “Nordeste: Comércio Exterior do Agronegócio”(*), o qual analisa a pauta de exportações e importações dos principais segmentos/produtos do agronegócio no Nordeste e dos nove Estados do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), relativamente ao ano de 2019.