Publicações

Conteúdo para você exercer sua atividade de forma mais eficaz.

Cartilha de Carcinicultura

A região Nordeste possui condições excepcionais para a exploração do camarão marinho devido à estabilidade climática e à vasta extensão costeira de aproximadamente 3.338 km. Além disso, também devido à proximidade dos mercados da União Europeia e dos EUA e ao expressivo mercado interno, desponta como detentor do mais promissor potencial para a exploração da carcinicultura marinha.

A carcinicultura é uma atividade que se expande no Nordeste brasileiro, especialmente no Rio Grande do Norte e no Ceará, onde se verifica a concentração de pequenas e médias empresas ao longo de suas principais áreas com potencial de produção. Tais empresas passaram, desde 2002, a se integrar com maior ênfase a cadeias globais de produção.

O Banco do Nordeste, atuando como Banco de desenvolvimento do Nordeste, contribui para a compatibilização das ações financiadoras com as políticas governamentais de apoio à carcinicultura, adequando a destinação do financiamento às reais necessidades dos carcinicultores e permitindo um crédito sustentável, possibilitando assim, o fortalecimento do segmento, com vistas à melhoria da renda e das condições de vida das famílias atendidas.

Cartilha de Pesca

O Banco do Nordeste é o principal agente financeiro do setor rural na região Nordeste, contribuindo na articulação das ações do Governo Federal e em consonância com a política de atuação do Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério da Agricultura e Pecuária e do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

O Banco do Nordeste busca criar e fortalecer as condições necessárias para o aumento da capacidade produtiva e melhoria da qualidade de vida dos empreendedores e suas famílias.

No cumprimento de sua missão, dentre as diversas atividades atendidas, os pescadores e aquicultores são contemplados com linhas de crédito que apresentam taxas e prazos adequados às suas necessidades, representando as melhores condições de crédito do mercado.
Atualizado em: 29/06/2023
pdf2.5 MB

Cartilha de Sisal

O Banco do Nordeste é o principal agente financeiro do setor rural na região Nordeste, contribuindo na articulação das ações do Governo Federal e em consonância com a política de atuação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Banco do Nordeste busca criar e fortalecer as condições necessárias para o aumento da capacidade produtiva e melhoria da qualidade de vida dos empreendedores e suas famílias.

No cumprimento de sua missão, dentre as diversas atividades atendidas, os produtores de sisal são contemplados com linhas de crédito que apresentam taxas e prazos adequados às suas necessidades, representando as melhores condições de crédito do mercado.
Atualizado em: 09/04/2024
pdf5.3 MB

Cartilha do FNE Sol para Produtores Rurais

Conheça um pouco mais sobre energia solar, os benefícios da micro e da minigeração distribuída de energia, bem como a linha de crédito que o Banco do Nordeste disponibiliza para o financiamento desse tipo de sistema para o Produtor Rural.
Atualizado em: 01/07/2022
pdf3 MB

Cartilha de Educação Financeira

O planejamento das atividades desenvolvidas e também do orçamento familiar representam temas relevantes para o sucesso dos empreendimentos rurais os quais precisam ser mais aprofundados, de forma que o apoio creditício produza os benefícios esperados.

Torna-se cada vez mais evidente a necessidade do controle de receitas e despesas do empreendimento e do núcleo familiar. É preciso que as famílias tratem a propriedade rural como uma empresa, para que ela proporcione renda para viabilizar não somente o trabalho, mas a realização dos sonhos das pessoas que nela investem tempo, conhecimento e dinheiro.

Esta cartilha foi elaborada, visando disponibilizar orientações para redirecionamento quanto à renda familiar e serviços bancários disponíveis, colaborando com a construção de uma cultura de Educação Financeira.

No material são fornecidas informações básicas de educação financeiras, dicas e reflexões para manter o equilíbrio e, assim, garantir o pagamento das contas em dia, uma vida mais tranquila, desenvolvimento de atitudes mais responsáveis e da consciência dos próprios
comportamentos e ações.

Atualizado em: 12/04/2023
pdf2.3 MB

Cinco Anos de Agroamigo

Estudo relacionado aos cinco anos de atuação do Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste, destacando os seus impactos e contribuição para a economia da região.

Guia do Meio Ambiente para o Produtor Rural

Um guia que indica ao produtor rural os caminhos para que suas atividades se desenvolvam de modo a conservar e preservar o meio ambiente, proporcionando também um rendimento satisfatório a um menor custo, aliando a rentabilidade dos investimentos com a sustentabilidade da atividade produtiva.
Atualizado em: 11/07/2022
pdf2.2 MB

Manejo Florestal Sustentável da Caatinga

  • O Banco do Nordeste, com a parceria de diversos engenheiros florestais, disponibiliza as seguintes soluções que viabilizam o financiamento ao manejo florestal sustentável da caatinga:
  • Orçamentos padrão para o manejo florestal da caatinga, que se encontram incorporados à Planilha de custeio agrícola;
  • Informações técnicas sobre o manejo florestal, que embasam a análise dos projetos, presente no Caderno de Recomendações Técnicas  do Banco do Nordeste;
  • Cartilha de Manejo Florestal Sustentável da caatinga, que informa clientes, técnicos e gestores do Banco sobre o que é o manejo florestal, suas características e a possibilidade de financiamento pelo Banco do Nordeste.

Com essas ações, o Banco do Nordeste busca fomentar e catalisar financiamentos à atividade de manejo florestal sustentável da caatinga, por entender que esta é uma forma adequada para aliar a comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros ao uso racional e sustentável das florestas nativas da caatinga.

Atualizado em: 21/10/2021
pdf1.5 MB
Atualizado em: 21/10/2021
pdf2.4 MB
Atualizado em: 14/04/2022
zip6.9 MB