Biblioteca

Centro de informação, cultura e pesquisa para o público em geral.

 

A Biblioteca Inspiração Nordestina é um serviço oferecido pelo Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza. Nosso acervo é composto por livros periódicos voltados para as áreas de Desenvolvimento Regional, Economia, Arte, Cultura e Literatura, enfatizando autores nordestinos. Bem como Mapas, Jornais, Revistas, Dicionários, Enciclopédias gerais e específicas e DVDs.

O acervo da biblioteca de filmes em DVDs, conta com diversos gêneros: Drama, Romance, Comédia, Musicais etc. Basta preencher o Formulário de Solicitação e agendar o uso, de acordo com os horários disponíveis, no mesmo dia da utilização. Agora, atenção ao horário agendado, pois a tolerância de espera será só de cinco minutos! Passado esse tempo a sua vez será cedida ao usuário seguinte.
 

Horário de Funcionamento

Quarta a sábado, das 9h às 17h, e domingo, das 9h às 13h.

Obs.: Jornais, bolsas, sacolas, pastas ou similares devem ser colocados no guarda-volumes.

Aqui você conta com um eficiente sistema empréstimo de livros. Basta preencher o Formulário de cadastro terá direito a fazer empréstimo ou 2 exemplares de: Livros, Áudios livros, Gibis, Cordel.
 

Sala de Estudo Individual

Sala de estudo individual poderá ser compartilhada por vários usuários ao mesmo tempo, onde você pode usar os livros da biblioteca e seus próprios livros. É necessário o preenchimento de Solicitação para a utilização dessa sala.
 

Sala de Estudo em Grupo

Para usá-la basta preencher o Formulário de Solicitação de uso e agendar o horário de acordo com a disponibilidade da sala. Atente para o número máximo de usuários por sala e lembre que o número mínimo de usuários por sala é de duas pessoas. O grupo poderá utilizar a sala por até três horas, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, caso haja disponibilidade.
 

Direitos do Usuário

São direitos o usuário:

  • Utilizar o seu próprio material bibliográfico nas instalações da biblioteca;
  • Receber atendimento eficiente e respeitoso por parte dos servidores da biblioteca;
  • Apresentar suas críticas e sugestões para melhoria dos serviços.


Deveres do Usuário

São deveres do usuário:

  • Utilizar o guarda-volumes para deixar pastas, bolsas, sacolas, bebidas, alimentos e jornais;
  • Deixar sobre as mesas o material da biblioteca utilizado nas pesquisas;
  • Manter silêncio na biblioteca;
  • Manter o celular no modo silencioso;
  • Responsabilizar-se pelo uso das publicações. Vedando riscar, pintar, dobrar, rasgar, sujar, levar ou qualquer prática que não seja a leitura investigação, análise ou pesquisa realizada dentro da biblioteca.

Orientação aos Usuários 

Os funcionários da biblioteca estão à disposição para auxiliar os usuários em suas buscas por informações, orientando-os quanto a melhor maneira de realizar os serviços disponíveis na biblioteca. A biblioteca conta com placas de sinalização contendo os assuntos e respectivos números de classificação das publicações. O livro deve ser retirado da estante pelo meio da lombada, ou seja, no meio do livro. As páginas devem ser viradas pelo meio, nunca pelas extremidades. O usuário não deve deixar objetos de valor no guarda-volumes ou na biblioteca, pois o Centro Cultural não se responsabilizará em caso de extravio. Cuidado para não perder a ficha de identificação de seus objetos! Não é permitida a entrada de alimentos e/ou bebidas na biblioteca.