Biblioteca

Centro de informação, cultura e pesquisa para o público em geral.

A Biblioteca Inspiração Nordestina – Sousa é um centro de informação, cultura e pesquisa. Tem como principal objetivo atender às necessidades de informação dos colaboradores e funcionários do Banco e do público em geral, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional.

Está localizada no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Sousa (PB), na rua Cel. José Gomes de Sá, 07 – 1º Andar - Centro. A biblioteca oferece ao público em geral instalações modernas e funcionais, com salas de estudo em grupo, individual, de DVDs, e área de leitura. A biblioteca virtual disponibiliza gratuitamente, para o usuário, sistema integrado com vários computadores, equipados com recursos multimídias e conectados à Internet.
 

Serviços

Atendimento ao Usuário: são realizadas pesquisas sobre assuntos específicos tanto para os colaboradores como funcionários do Banco, a fim de subsidiá-los nos trabalhos da instituição, e para o público externo, orientando-o na busca e recuperação de informações necessárias. Este serviço pode ser solicitado pessoalmente, por correio eletrônico e telefone.

Empréstimo: é facultado o empréstimo de publicações, por até quinze dias, aos funcionários, bolsistas, jovens aprendizes , aposentados e terceirizados do Banco, servidores da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste (Capef), Caixa de Assistência Médica dos Funcionários do Banco do Nordeste (Camed), Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Nordeste (AABNB), Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste (AFBNB), Instituto Nordeste Cidadania (Inec), Jovens Aprendizes, Usuários Externos, funcionários do Banco do Brasil e Caixa Econômica da cidade de Sousa, alunos e professores da  Universidade Federal de Campina Grande e dos Cursos de Especialização em História e Estudos Literários do campos de Cajazeiras. Este serviço poderá ser solicitado através deste site, clicando no Fale Conosco, e-mail institucional Grupo Biblioteca, telefone ou se deslocando  ao cervo da biblioteca.
 

Acervo

A Biblioteca Inspiração Nordestina - Sousa disponibiliza trabalhos publicados pelos técnicos do Banco e parceiros. Além dos acervos voltados para as áreas de literatura, arte e cultura, filosofia, história, geografia, economia, sociologia, meio ambiente e antropologia, possui também os acervos infanto-juvenil, Braille, filmes e shows musicais, dicionários e enciclopédias disponibilizados em diversas fontes de leitura, tais como:

  1. Impressa, através dos livros e periódicos;
  2. A iconográfica,  por intermédio das obras de arte;
  3. A audiovisual, pela utilização de DVDs;
  4. A virtual, por meio de bases de dados e acesso à Internet;
  5. A sonora, por CDs musicais.
     

Endereço

Centro Cultural Banco do Nordeste - Sousa
Biblioteca
Rua Cel. José Gomes de Sá, 07-Centro
58800-050
Sousa-Paraíba


Telefones

(83) 3522 2980 e (83) 3522 2926


Horário de funcionamento

  • Terça-feira a Sexta, de 13h às 20h
  • Sábado, de 14h às 21h