Alagoas - Ecossistema Musical - Cultura - Sobre o Banco
Alagoas
Os primeiros e poucos registros de compositores alagoanos datam de meados do século XIX, com Misael Domingues e Benedito da Silva. O primeiro, engenheiro e pianista, compositor de quase 90 obras de relevância para o estado; e o segundo, marcado na história por ter composto o hino de Alagoas. Influenciada pelos sons africanos, especialmente com uso de instrumentos percussivos, a música alagoana, assim como a de todo o país, criou seus primeiros ritmos originais utilizando-se de instrumentos criados com elementos da natureza. De Heckel Tavares a Hermeto Pascoal, muitos são os nomes alagoanos que se destacaram e se destacam na música brasileira.
Falar da música produzida em Alagoas é reconhecer um cenário cultural rico e uma cena musical diversa. É vislumbrar as trajetórias de artistas populares que enxergaram na arte um lugar para si, criando a partir de seus universos modos de expressão únicos e extraordinários. É perceber uma cena contemporânea que reconhece sua ancestralidade e se inspira no repertório estético das culturas populares, atualizando seus timbres e ritmos. Uma tradição que também não aparece como um “peso”, que incentiva uma busca por um horizonte vanguardista, da música cosmopolita e universalista. Tudo isso sem deixar de apresentar uma reflexão sobre o que somos, sobre a nossa identidade.
Muito mais que apenas sinalizar e legitimar artistas que já tem evidência ou reconhecimento dentro ou fora de Alagoas, buscamos apontar nomes com menos projeção ou que surgiram há pouco no cenário local – principalmente mulheres, pretos, indígenas, representantes da comunidade LGBTQIA+, e os que vivem fora da capital e da região metropolitana – tentando fazer dessas listas muito mais do que predileções pessoais, ou confirmações de privilégios, mas, sim, um lugar de boas descobertas musicais.
Em Alagoas, é possível dizer que estamos vivendo um momento de ebulição criativa, ainda muito marcado pelo impulso que a Lei Aldir Blanc, edital emergencial de fomento à cultura, deu para artistas locais viabilizarem produções durante o período pandêmico. Muitos artistas listados aqui foram contemplados e financiados com esses recursos. O que chama a atenção não apenas para um cenário cultural com bastante potencial, mas também para a carência de políticas públicas efetivas sintonizadas com os benefícios que uma distribuição de recursos que leve em consideração aspectos de raça, classe, gênero, sexualidade e também geopolíticos traz para o estado.
Lili Buarque
Nando Magalhães
Discos
The following has evaluated to null or missing:
==> cur_pergunta.mostrarData [in template "20101#20128#226720" at line 23, column 30]
----
Tip: It's the step after the last dot that caused this error, not those before it.
----
Tip: If the failing expression is known to legally refer to something that's sometimes null or missing, either specify a default value like myOptionalVar!myDefault, or use <#if myOptionalVar??>when-present<#else>when-missing</#if>. (These only cover the last step of the expression; to cover the whole expression, use parenthesis: (myOptionalVar.foo)!myDefault, (myOptionalVar.foo)??
----
----
FTL stack trace ("~" means nesting-related):
- Failed at: #if cur_pergunta.mostrarData.getData(... [in template "20101#20128#226720" at line 23, column 25]
----
1<#assign nodeId = randomNamespace >
2<#setting locale="pt_BR">
3<#if pergunta.getSiblings()?has_content>
4 <div class="accordion" id="perguntas_${nodeId}">
5 <#list pergunta.getSiblings() as cur_pergunta>
6 <div class="card mb-0">
7 <div class="card-header" id="cabpf_${cur_pergunta_index}">
8 <h2 class="mb-0">
9 <button
10 class="btn btn-block text-left px-0"
11 type="button"
12 data-toggle="collapse"
13 data-target="#pf_${cur_pergunta_index}"
14 aria-expanded="false"
15 aria-controls="pf_${cur_pergunta_index}"
16 aria-label="${cur_pergunta.getData()}">
17 ${cur_pergunta.getData()}
18 </button>
19 </h2>
20 </div>
21 <div id="pf_${cur_pergunta_index}" class="collapse">
22 <div class="card-body">
23 <#if cur_pergunta.mostrarData.getData()?has_content>
24 <div>
25 <small>
26 <strong>
27 Criado em:
28 </strong>
29 <span>
30 ${.vars['reserved-article-create-date'].data?date("EEE, dd MMM yyyy HH:mm:ss Z")?string("dd/MM/yyyy")}
31 </span>
32 </small>
33 <small>
34 <strong>
35 Modificado em:
36 </strong>
37 <span>
38 ${.vars['reserved-article-modified-date'].data?date("EEE, dd MMM yyyy HH:mm:ss Z")?string("dd/MM/yyyy")}
39 </span>
40 </small>
41 </div>
42 </#if>
43 ${cur_pergunta.resposta.getData()}
44 </div>
45 </div>
46 </div>
47 </#list>
48 </div>
49</#if>
Lili Buarque
Nando Magalhães
Arapiraquense, 34 anos, graduado em Psicologia (UFAL), mestrado em Sociologia (PPGS/UFAL) e doutorando em Sociologia (PPGS/UFPE). Pesquisador de políticas culturais, músico, compositor e produtor cultural. É membro fundador da Associação Cultural Popfuzz e do selo editorial Trajes Lunares. Fez parte do Conselho Nacional de Política Cultural e do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maceió. Idealizador e produtor de uma série de projetos culturais, entre festivais de música, mostras audiovisuais e exposições artísticas.