CDB
Títulos com prazos e taxas negociadas pelo investidor
CDB são títulos nominativos pré-fixados ou pós-fixados em que a taxa e o prazo são negociados pelo investidor.
Público-alvo
Pessoas físicas e jurídicas correntistas do Banco do Nordeste que buscam negociar a rentabilidade e o prazo de suas aplicações e estejam dispostas a investir em aplicação com baixo nível de risco.
Vantagens para os clientes
- Melhor remuneração para valores elevados, face à possibilidade de negociação da taxa de remuneração;
- Conhecimento prévio do valor do resgate, no caso de aplicação pré-fixada;
- Remuneração baseada em indexador no caso de aplicação pós-fixada;
- Possibilidade de transferência do CDB para terceiros;
- Garantia e segurança.
Valores mínimos de aplicação
A partir de R$ 1.000,00.
Taxa de remuneração dos clientes
Pré-fixadas: taxas pactuadas com o cliente na data da aplicação.
Pós-fixadas: correção da aplicação do cliente baseada em indexadores (TR, Índices de Preço, TBF) mais a taxa de juros pactuada com o cliente na data da aplicação.
Prazos mínimos da aplicação
- Pré-fixado: 1 dia;
- TR: 1 mês;
- TBF: 2 meses;
- Índices de Preços: 1 ano.
Tributação
IRRF: os rendimentos produzidos a partir de 2005 serão tributados, no resgate, de acordo com o prazo da aplicação, conforme as seguintes alíquotas:
- 22,5% em aplicações com prazos de até 180 dias;
- 20% em aplicações com prazo de 181 dias até 360 dias;
- 17,5% em aplicações com prazo de 361 dias até 720 dias;
- 15% em aplicações com prazo acima de 720 dias.
IOF: alíquota regressiva para resgates realizados antes de 30 dias, de acordo com a legislação vigente.
Classificação de risco
Baixo
Risco de Crédito
O CDB está sujeito ao risco do Banco do Nordeste, mas conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Canais de atendimento
- Central de Atendimento - consultas, informações, serviços e transações: 4020 0004 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800 033 0004 (Demais localidades);
- SAC - sugestões, elogios, reclamações e Informações gerais: 0800 728 3030
- Atendimento para pessoas com deficiência auditiva ou de fala: 0800 033 3031
- Ouvidoria - reclamações não solucionadas nos demais canais de atendimento: 0800 033 3033
Esta instituição é aderente ao Código Anbima de Regulação e Melhores Práticas para Atividade de Distribuição de Produtos de Investimento no Varejo.