FNE P-Fies
Você
Programa de Financiamento Estudantil
Objetivo
Financiar estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.
Público
Pessoa Física
O que Financia
  • Mensalidades de instituições de ensino de cursos superiores não gratuitos, incluindo as unidades de ensino de educação profissional, técnica e tecnológica.
Fonte de Recursos
Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE)
Prazo
Finalidade do Crédito Carência Total
Financiamento Estudantil Sem carência, o pagamento é iniciado a partir do segundo mês de financiamento. Até três vezes o tempo de permanência do estudante na condição de financiado, tendo como referência o período regular de duração do curso.
Garantias
Aval Hipoteca
Juros e Bônus de Adimplência

Conforme Resolução CMN nº 4.642, de 28/02/2018.

Limites de Financiamento

100% do valor da mensalidade.

Acesso ao Financiamento

Podem solicitar o financiamento estudantil FNE P-Fies os clientes que tenham participado do Enem, a partir de 2010, e obtido média das notas das provas igual ou superior a 450 pontos, além de ter nota maior que zero na redação. Os estudantes devem estar matriculados em instituições de ensino conveniadas e possuir renda ou ser dependente financeiro de pessoa com cadastro ativo no Banco do Nordeste (caso o responsável não tenha cadastro ativo, ele deverá providenciar seu cadastro no site do Banco do Nordeste).

Crédito sujeito a análise. Para saber mais detalhes, fale com o seu gerente ou ligue 0800 728 3030.

Vantagens

Período Disponível
Os estudantes devem solicitar a primeira contratação e/ou a renovação do financiamento (renovação de aditamento) estudantil para Ciclo 2024.1 de 02/01 a 29/02/2024.
Solicitação Digital
Solicitação de financiamento, cadastro e conta por meio digital.
Parcela Reduzida
Durante o curso, pague apenas 35% do valor da mensalidade mais os juros.
Prazo Esticado
Pague com até três vezes o tempo de duração do curso.

Como Contratar


 

1. Primeira Contratação/Renovação do Financiamento (Aditamento): Os estudantes podem realizar a solicitação de financiamento até 29/02. Basta clicar em “Solicite seu financiamento”. Os estudantes da renovação devem realizar a solicitação da renovação até 29/02. Além disso, estudante/avalista(s) realizam cadastro digital com suas informações pessoais para a contratação. Se for menor de idade ou tenha outro empecilho que impossibilite a realização do cadastro digital, o estudante ou avalista deverá dirigir-se a uma Agência mais próxima ou ligar para nossa Central de Relacionamento (0800 728 3030) para maiores informações. Esta etapa é fundamental para a análise pelo BNB. Importante: Caso o estudante não possua renda comprovada será necessário seguir as  Orientações para Cadastro Digital do Aluno.

2. IE’s emite DRI - Documento de Regularidade de Inscrição / IE’s emite DRM – Declaração de Regularidade de Matrícula: uma vez que o estudante atendeu as regras de negócios, seja na contratação ou renovação, deverá se dirigir à sua Instituição de Ensino (IE) a fim de realizar sua matrícula e receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) ou a DRM – Declaração de Regularidade de Matrícula, no caso de renovação. Referido DRI/DRM é enviado pela IE de forma automática para o BNB com upload pelo portal. O Banco realiza pré-análise de forma automática dos cadastros de estudante/avalista(s) em relação ao atendimento das regras de negócio para o curso escolhido, seja para contratação ou para renovação das operações.

3. Processamento das solicitações: Caso atendidas as regras de negócio, o Banco realiza abertura de conta e elabora o contrato de financiamento ou renovação do contrato de financiamento de forma automática.

4. Assinatura do contrato: fase em que o estudante apresenta a documentação ao Banco do Nordeste. Para as renovações pode ser que seja necessário atualização a documentação. Após a verificação, o estudante e avalista(s) assina(m) o instrumento de crédito.

5. BNB libera recursos para a Universidade: período em que a operação já foi contratada e serão liberados os recursos pelo BNB para as instituições de ensino, seja nas contratações ou renovações.

Documentação

Aluno

  • Identificação e CPF
  • Comprovante de Endereço
  • Comprovante de renda ou Declaração de Dependência  Financeira
  • Certidão de Casamento (se for o caso)
  • DRI (Documento de Regularidade de Inscrição do Estudante)

Cônjuge do aluno(a) (se for o caso)

  • Identificação e CPF

Avalista / Responsável Financeiro

  • Identificação e CPF
  • Comprovante de Endereço
  • Certidão de Casamento (se for o caso)
  • Comprovante de Renda

Cônjuge do Avalista / Responsável Financeiro (se for o caso)

  • Identificação e CPF

Responsável legal (aluno(a) menor de idade)

  • Identificação e CPF
  • Comprovante de Endereço
Atualizado em: 10/09/2021
pdf579 KB
Atualizado em: 10/09/2021
odt29 KB
Instituições Conveniadas

Conheça as instituições de ensino superior conveniadas ao Banco do Nordeste e as agências de relacionamento que vão auxiliar você a alcançar seu financiamento estudantil.

Mais Informações

Atualizado em: 04/07/2023
pdf1.2 MB
Atualizado em: 08/02/2022
ods14 KB

Atendimento

Entre em contato pelo SAC 0800 728 3030. Caso já seja cliente, ligue 4020-0004, nas capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 033 0004, nas demais localidades.