Pular para o conteúdo

Financiamento Estudantil

Ficou mais fácil ter um curso superior

O que é FNE P-Fies

O Programa de Financiamento Estudantil é destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Solicite seu financiamento

Parceria com Instituições de Ensino


 

Requisitos

Podem solicitar o financiamento estudantil FNE P-Fies os clientes que, cumulativamente, atendam às seguintes condições:

  • Ter participado do Enem, a partir de 2010, e obtido média das notas das provas igual ou superior a 450 pontos, além de ter nota maior que zero na redação.
  • Para obter o financiamento, os estudantes devem estar matriculados em instituições de ensino conveniadas.
  • Possuir renda ou ser dependente financeiro de pessoa com cadastro ativo no Banco do Nordeste (caso o responsável não tenha cadastro ativo, este deverá providenciar seu cadastro através do site do Banco do Nordeste).

 

Vantagens

  • Financiamento pode ser solicitado em qualquer época do ano;
  • Solicitação do financiamento, cadastro e conta por meio digital;
  • Prazo de pagamento com até três vezes o tempo de duração do curso;
  • Durante o curso, o pagamento mensal será de apenas 35% do valor da mensalidade mais os juros;
  • Débito das parcelas em conta-corrente.

 

Condições de pagamento

 Limite de financiamento

100% do valor da mensalidade.

 Prazo de carência

A operação não tem carência. A partir do segundo mês de financiamento, o aluno inicia os pagamentos das prestações.

 Prazo de pagamento

Até três vezes o tempo de permanência do estudante na condição de financiado, tendo como referência o período regular de duração do curso.

 Forma de pagamento

Os pagamentos ocorrerão mensalmente mediante o débito das parcelas em conta corrente, da seguinte forma:

  • Durante o curso: 35% do valor da parcela financiada mais os juros* do semestre, por meio de débito em conta (ou seja, você depositará o dinheiro, mensalmente, para que o Banco realize o débito).
  • Após a conclusão do curso: o saldo devedor total será pago em parcelas mensais no prazo correspondente a duas vezes o tempo de permanência do estudante na condição de financiado.

Exemplo para curso de 4 anos:

Imagem com informação sobre a forma de pagamento do PFies para um curso de 4 anos. Durante os 4 anos, o estudante paga 35% do valor da parcela financiada, mais os juros. Após a conclusão do curso, o saldo devedor total poderá ser pago em até 8 anos.

 Garantias

  • Para os financiamentos (acrescidos ao saldo devedor já existente) de até R$ 100 mil: a garantia do crédito será aval, na qual o avalista deverá possuir renda mensal igual ou superior a 5 (cinco) vezes o valor da parcela financiada ou 5 (cinco) salários mínimos, o que for maior. Pode-se incluir mais de um avalista para garantir o financiamento;
  • Nos casos em que ultrapassar R$ 100 mil, será exigida a garantia real, ou seja, um bem imóvel, para fins de hipoteca ou Limite de Crédito Garantido por Hipoteca - LCGH, que servirá para garantir a operação.

Vale destacar, também, que é previsto seguro prestamista obrigatório, que também será  financiado. O valor é definido de acordo com o curso escolhido.

*A taxa de juros do financiamento está estimada em 5,38% a.a. para 2021. Pode apresentar variação mensal. É composta por uma parcela fixa e outra variável, ambas divulgadas pelo Banco Central, conforme Resolução Banco Central n° 4642 de 28/02/2018. Os componentes da taxa de juros estarão detalhados no seu instrumento de crédito.


 

Passos para contratar

  1. Solicitação do Crédito: Os estudantes podem realizar a solicitação em qualquer época do ano. Basta clicar em “Solicite seu financiamento”. Além disso, estudante/avalista(s) realizam cadastro digital com suas informações pessoais. Se for menor de idade ou tenha outro empecilho que impossibilite a realização do cadastro digital, o estudante ou avalista deverá dirigir-se a uma Agência mais próxima ou ligar para nossa Central de Relacionamento (0800 728 3030) ou entrar em contato com o Whatsapp (85) 99685-2020 para maiores informações. Esta etapa é fundamental para a análise pelo BNB. Importante: Caso o estudante não possua renda comprovada será necessário seguir as Orientações para cadastro digital do aluno.
  2. BNB Pré-análise: O Banco realiza pré-análise de forma automática dos cadastros de estudante/avalista(s) em relação ao atendimento das regras de negócio para o curso escolhido.
  3. IE’s emite DRI - Documento de Regularidade de Inscrição: uma vez que o estudante atendeu as regras de negócios, deverá se dirigir à sua Instituição de Ensino (IE) a fim de realizar sua matrícula e receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI). Referido DRI é enviado pela IE de forma automática para o BNB.
  4. BNB abre conta e elabora contrato: Caso atendidas as regras de negócio, o Banco realiza abertura de conta e elabora o contrato de financiamento de forma automática.
  5. Aluno apresenta documentos e assina contrato: fase em que o estudante apresenta a documentação ao Banco do Nordeste. Após a verificação, o estudante  e avalista(s) assina(m) o instrumento de crédito.
  6. BNB libera recursos para a Universidade: período em que a operação já foi contratada e serão liberados os recursos pelo BNB para as instituições de ensino.

 

Documentação exigida

  • Aluno
  1. Identificação e CPF
  2. Comprovante de Endereço
  3. Comprovante de renda ou Declaração de Dependência  Financeira
  4. Certidão de Casamento (se for o caso)
  5. DRI (Documento de Regularidade de Inscrição do Estudante)
  • Cônjuge do aluno(a) (se for o caso)
  1. Identificação e CPF
  • Avalista / Responsável Financeiro
  1. Identificação e CPF
  2. Comprovante de Endereço
  3. Certidão de Casamento (se for o caso)
  4. Comprovante de Renda
  • Cônjuge do Avalista / Responsável Financeiro (se for o caso)
  1. Identificação e CPF
  • Responsável legal (aluno(a) menor de idade)
  1. Identificação e CPF
  2. Comprovante de Endereço

Atenção: no momento da conferência documental, caso haja alguma inconsistência nas informações analisadas, a proposta de financiamento poderá ser cancelada. Clique aqui e consulte a documentação aceita pelo Banco do Nordeste.


 

Dicas e informações adicionais

Consulte a Cartilha de Financiamento Estudantil do Banco do Nordeste e tenha acesso a informações adicionais sobre o financiamento estudantil, além de dicas de gerenciamento financeiro para você focar nos estudos sem perder o controle das suas finanças.


 

Instituições conveniadas e suas Agências de Relacionamento

O Banco do Nordeste operacionaliza o FNE P-Fies por meio da oferta de financiamentos que se destinam ao desenvolvimento do setor produtivo da região Nordeste, norte de Minas Gerais e Espírito Santo, atendendo a prioridades estabelecidas nos planos regionais de desenvolvimento. Destacamos que cada Instituição de Ensino conveniada possui uma respectiva agência de relacionamento designada.


 

Canais de Atendimento

Entre em contato por meio do nosso SAC 0800 728 3030. Via WhatsApp (85) 99685-2020. Caso já seja cliente, contate-nos pelo telefone 4020-0004, nas capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 033 0004, nas demais localidades.

Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x