Parceria com Instituições de Ensino

Possibilite acesso ao financiamento estudantil com as menores taxas


  

Como ser nosso parceiro?

  1. Entre em contato com a Superintendência  Estadual do Banco do Nordeste onde se encontra a sua sede (mantenedora).
  2. Busque informações sobre a situação cadastral e os respectivos procedimentos:
  • Se ainda não possui cadastro: será necessário providenciar a documentação de cadastro e fazer cadastro digital;
  • Se o cadastro está vencido: será necessária a renovação cadastral por meio digital.
  1. Com a resolução da questão cadastral, sinalize intenção para a Superintendência Estadual quanto à adesão.
  2. O Banco do Nordeste enviará uma minuta para formalizar a validação.
  3. Assine, em duas vias, o acordo de cooperação técnica e financeira e, em seguida, entregue ao Banco do Nordeste.
  4. Agora basta abrir conta corrente para movimentação de recursos.
  5. Pronto. Você receberá do Banco do Nordeste uma via do acordo assinada.

 

Benefícios

  • Relacionamento direto com um gestor;
  • Acompanhamento por meio de relatórios;
  • Aumento do número de estudantes;
  • Segurança jurídica;
  • Oportunidade de atendimento em todo NE;
  • Aplicativo Banco do Nordeste.

 

Condições do P-Fies

O Banco do nordeste financia 100% do valor da mensalidade. O prazo total para o financiamento é de até três vezes o prazo regular do curso, incluso o prazo do próprio curso. A operação não tem carência. Deste modo, a partir do segundo mês de financiamento, o aluno já inicia os reembolsos, que são realizados da seguinte forma: 

  • Durante o curso, ou seja, no período de desembolso da operação, o aluno paga mensalmente o valor de 35% do valor da parcela financiada acrescido de juros; 
  • Após a conclusão do curso, o saldo devedor total será pago em parcelas mensais no prazo correspondente a duas vezes o tempo de permanência do estudante na condição de financiado.

Para os financiamentos com saldo devedor de até R$ 50 mil, a garantia do crédito será aval, na qual o avalista deverá possuir renda mensal igual ou superior a 5 (cinco) vezes o valor da parcela financiada ou 5 (cinco) salários mínimos, o que for maior. Nos casos em que ultrapassar R$ 50 mil, será necessária a garantia real. Mais de um avalista pode garantir seu financiamento.

É previsto seguro prestamista obrigatório, que será financiado. O valor é definido de acordo com o curso escolhido.


 

Entenda as regras do P-Fies

  • Etapas para contratação

  1. Inscrição: os períodos de inscrições e de contratações do financiamento são definidos pelo Ministério da Educação (MEC). Acesse o site do Ministério para conhecer o calendário vigente.
  2. Validação de dados cadastrais: momento em que o estudante deverá complementar e/ou validar suas informações pessoais e dos seus(s) avalista(s), incluindo ou substituindo dados, imprescindíveis para aprovação do seu financiamento.
  3. DRI - Documento de Regularidade de Inscrição: uma vez que o estudante foi pré-aprovado, deverá se dirigir à Comissão CPSA da sua Instituição de Ensino a fim de validar suas informações e receber o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI).
  4. Entrega de Documentos: fase em que o estudante apresenta a documentação e informações ao Banco do Nordeste.
  5. Liberação de Recursos: período em que a operação já foi contratada e serão liberados os recursos para as instituições de ensino.
  • Aditamentos

O aditamento é a renovação do contrato de financiamento do P-FIES que serve para confirmar se o estudante continua em situação regular junto à instituição de ensino para a qual solicitou o financiamento. Serve também para corrigir ou alterar dados do contrato. Esse processo é conduzido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de cada instituição e acontece no período de matrículas a cada semestre.

O estudante deverá solicitar junto à CPSA, uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) com as informações corretas do curso, assinado pelo presidente ou vice-presidente da Comissão, a ser entregue ao Banco do Nordeste para inicio do aditamento de seu financiamento. 

O prazo para solicitação do aditamento é definido pelo Banco do Nordeste em função do término do período matrícula das instituições de ensino, bem como, dentro das regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). 

  • Suspensão ou encerramento do financiamento

O Estudante poderá solicitar a suspensão do financiamento uma única vez, pelo período máximo de até 2 semestres (consecutivos), desde que o prazo regular do curso não tenha sido encerrado. A suspensão será processada no primeiro dia do mês subseqüente à solicitação.

Durante esse período ficará suspenso o pagamento à Instituição de Ensino, permanecendo o pagamento mensal pelo estudante.das parcelas do P-FIES.

Ao término do período de suspensão, o estudante deverá solicitar, conforme o caso, a Reativação do Financiamento, ou o Encerramento do Financiamento. Em caso de omissão o Banco procederá com o encerramento do financiamento. 

O encerramento do financiamento poderá ocorrer antes do final do curso por solicitação do estudante ou por falta de reativação do financiamento que tenha sido suspenso. Quando o encerramento ocorrer por solicitação do estudante, ele deve optar por liquidar o financiamento no ato da assinatura do Termo de Encerramento ou cumprir a fase de amortização conforme as condições acordadas. Caso o encerramento do financiamento se dê por omissão do estudante, a dívida será reescalonada em parcelas mensais pelo prazo correspondente a duas vezes o período de permanência do estudante na condição de financiado.

  • Transferência de curso

É permitido ao estudante realizar a transferência do curso no período de aditamento para outra Instituição de Ensino, sendo necessário apresentar autorização das Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) das instituições de ensino superior de origem e de destino, desde que essa possua convênio com o Banco do Nordeste. Para a mudança de curso dentro da mesma instituição de ensino é necessária apenas a autorização da IES de origem.

  1. Instituição de Origem: declaração ou ofício informando se o aluno obteve ou não aproveitamento acadêmico satisfatório (aprovação de 75% no mínimo das disciplinas cursadas no semestre).
  2. Instituição de Destino: DRM emitida e assinada pela Instituição de Ensino receptora.

Emissão de DRI/DRM

Seja nosso parceiro

Procure a Superintendência do Banco do Nordeste em seu Estado.

 

Contatos:

 


Alagoas

(82) 3216-4581 / (82) 3216-4570

Bahia

(71) 3402-7514 / (71) 3402-7519

Ceará

(85) 3457-6200 / (85) 3457-6202

Maranhão

(98) 3194-9600

Minas Gerais e Espírito Santo

(71) 3402-7511 / (38) 3229-9200

Paraíba

(83) 3216-9400

Pernambuco

(81) 3198-4212

Piauí

(86) 3216-8668

Rio Grande do Norte

(84) 3220-5800

Sergipe

(79) 2107-5626