Banco do Nordeste amplia quantidade de agências e prioriza atendimento em Minas Gerais

O perímetro de atuação do Banco do Nordeste é a área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que engloba os nove estados nordestinos, parte do Espírito Santo e 249 municípios de Minas Gerais. Para atender à porção mineira, a instituição mantém 24 agências – três delas inauguradas em 2025, em Mantena, Inhapim e Guanhães, no Vale do Rio Doce.
A população residente na área mineira da Sudene é estimada em 3,7 milhões de pessoas. Para efeito de comparação, é maior do que a quantidade de habitantes do Rio Grande do Norte (3,4 milhões), do Piauí (3,3 milhões), de Alagoas (3,2 milhões) e de Sergipe (2,2 milhões). Apenas na região que passou a fazer parte desse contorno mais recentemente, no Leste de Minas, vivem cerca de 1 milhão de pessoas.
Para atender à população de 81 novos municípios, o Banco do Nordeste traçou um plano de expansão e inaugurou cinco novas unidades. Saltou, assim, de 19 para 24 em Minas Gerais; média de 10 localidades jurisdicionadas por agência.
O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Wesley Maciel, explica a estratégia: “Vivemos um momento em que os bancos tradicionais fecham suas unidades, mas o Banco do Nordeste é uma instituição diferente. Como banco de desenvolvimento, nasceu para estar próximo de quem precisa de recursos financeiros, especialmente os pequenos empreendedores, aqueles que não costumam encontrar portas abertas no mercado financeiro. Nesse contexto, ampliamos nossa rede e acreditamos que chegamos a uma quantidade de agências bastante satisfatória para conseguirmos atender o nosso público com qualidade”.
A porção mineira da Sudene está no Norte do estado, parte do Noroeste e nos Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce. O Noroeste é atendido pela agência de Arinos. O Norte de Minas é a primeira região aonde o BNB chegou no estado, junto com a sua criação em 1952, e onde está a maior quantidade de unidades: em Montes Claros (maior cidade da área de atuação em Minas e sede da Superintendência Estadual da instituição), Bocaiúva, Brasília de Minas, Jaíba, Janaúba, Januária, Montalvânia, Monte Azul, Pirapora, Porteirinha, Salinas e São Francisco.
A população do Vale do Jequitinhonha é atendida por agências em Almenara, Araçuaí, Capelinha e Diamantina. No Vale do Mucuri, o Banco do Nordeste está fisicamente presente em Nanuque e Teófilo Otoni. Completam a lista as cinco novas unidades do Vale do Rio Doce: Aimorés, Governador Valadares, Guanhães, Inhapim e Mantena.
Empreendedores de 210 municípios em Minas Gerais já receberam, de janeiro a abril de 2025, recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), o equivalente a 84,3% do total das localidades da área da Sudene no estado. Nesse período, o BNB aplicou mais de R$ 1 bilhão em Minas, sendo R$ 777,8 milhões com o FNE. No ano passado, todos os 249 municípios mineiros que compõem a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste foram beneficiados com investimento do fundo.