Voltar Contratos, maquininha e renegociação de dívidas: Banco do Nordeste e agricultores familiares movimentam Expomontes

Contratos, maquininha e renegociação de dívidas: Banco do Nordeste e agricultores familiares movimentam Expomontes
Gerente executivo Evacir de Oliveira e gerente do Agroamigo Frederico Silveira apresentam maquininha do programa. Foto: Ulisses Vasconcellos
Agricultura Familiar Montes Claros (MG), 09/07/2025

Produtores rurais atendidos pelo programa de microcrédito Agroamigo movimentaram o estande do Banco do Nordeste na Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes) na manhã desta terça-feira, dia 8. A equipe da instituição financeira recebeu clientes e parceiros em um encontro para celebrar e valorizar a agricultura familiar. 

Durante a solenidade, produtores formalizaram novos contratos de financiamento e foram reconhecidos com certificados. A agricultora Valdete Maria Santos, da comunidade Cabeceiras, em Montes Claros, contou que buscou crédito no programa inicialmente para adquirir novilhas, repetiu o caminho outras vezes e, da mais recente, garantiu recursos para reforma de um galinheiro. Valdete assinou digitalmente um novo contrato. 

Em poucas e simples palavras, a mulher do campo resumiu a sua relação com o microcrédito rural: “Ter o Agroamigo é muito bom. É isso que eu tenho para falar.” 

O superintendente estadual do Banco do Nordeste, Wesley Maciel, reforçou que o a instituição oferece crédito para facilitar a rotina dos agricultores familiares e agradeceu aos parceiros institucionais pela presença. “Trabalhando juntos, de mãos dadas, colocamos mais recursos nas mãos das mulheres e homens e do campo”, afirmou. 

O gerente do escritório regional do Agroamigo, Frederico Silveira, destacou como novidade o lançamento da maquininha do programa, em parceria com a Entrepay. O gestor também frisou que produtores com dívidas rurais podem procurar o Banco do Nordeste e renegociar suas pendências com até 80% de descontos, com a iniciativa Desenrola Rural. Frederico ainda informou que até junho foram contratados mais de R$ 360 milhões pelo programa e anunciou que no segundo semestre de 2025 serão aplicados mais R$ 500 milhões.

Em nome dos parceiros, o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), José Arcanjo Pereira, destacou a parceria entre assistência e crédito com taxas e prazos adequados em prol do desenvolvimento da agricultura familiar.

A Expomontes segue até o dia 13 de julho, no Parque de Exposições João Alencar Atahayde. O Banco do Nordeste é patrocinador da feira e disponibiliza atendimento para atender produtores de pequeno, médio e grande portes durante todos os dias.

TAGS
microcrédito agroamigo renegociação de dividas imprensa maquininha banco do nordeste
Notícias Relacionadas