Voltar Crédito do Banco do Nordeste para a indústria acompanha avanço do setor e cresce em Minas Gerais

Crédito do Banco do Nordeste para a indústria acompanha avanço do setor e cresce em Minas Gerais
Crédito Montes Claros (MG), 04/04/2022

A indústria de Minas Gerais cresceu 9,8% em 2021 em relação ao ano anterior e apresentou resultado acima da média nacional, de 3,9%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e apontam que Minas registrou o segundo maior avanço no setor no ano entre 15 estados avaliados. O desempenho acompanha o crescimento das aplicações do Banco do Nordeste em Minas Gerais com as indústrias.

O Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) analisou as informações em seu boletim Informe Macroeconômico e indica que o estado apresenta evolução tanto na indústria extrativa (14,9%) quanto na de transformação (8,7%), com destaque para veículos automotores (44,3%), máquinas e equipamentos (37,9%) e metalurgia (15,8%).

O Banco do Nordeste atua no Norte de Minas Gerais, parte do Noroeste e Vales do Jequitinhonha, do Mucuri e do Rio Doce, no total de 249 municípios mineiros. Em 2021, apenas com recursos do Fundo do Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), foram aplicados R$ 237,0 milhões no estado para as indústrias, alta de 229% na comparação com o ano anterior.

“As indústrias são importantes agregadoras de valor aos produtos e geradoras de empregos. O BNB esteve ao lado do setor industrial durante a retomada das atividades econômicas, após o auge da pandemia. Oferecemos as melhores condições de crédito para as atividades produtivas e nossas equipes permanecem à disposição das indústrias, de todos os portes”, afirma o superintendente estadual do Banco do Nordeste para Minas Gerais e Espírito Santo, Wesley Maciel.

A linha de crédito FNE Industrial tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento da indústria e promover a modernização, o aumento da competitividade, a ampliação da capacidade produtiva e a inserção internacional dos empreendimentos. O programa financia aquisição de bens de capital e implantação, modernização, reforma, relocalização e ampliação de empreendimentos do setor industrial, de mineração e de petróleo.

Podem ser financiados investimentos, capital de giro associado ao investimento, gastos com construção, reforma e ampliação de benfeitorias e instalações, aquisição de veículos utilitários, modernização de máquinas e equipamentos, móveis e utensílios.

O BNB financia até 100% do projeto. Os prazos de pagamento são de até 15 anos, com até cinco anos de carência. Outras informações estão disponíveis no portal do Banco do Nordeste, onde também é possível solicitar o crédito. A instituição mantém 19 agências em Minas Gerais e atende também pelo telefone 0800-728-3030.