Iniciativas Sustentáveis Iniciativas Sustentáveis

O desenvolvimento regional deve conciliar lucratividade com conservação dos recursos naturais. Para alcançar esse objetivo, o Banco do Nordeste incorpora a variável ambiental em suas práticas negociais e administrativas e busca, dentre outras diretrizes:
  • Informar, sensibilizar e engajar continuamente seus públicos nas políticas e práticas de sustentabilidade do Banco;
  • Desenvolver uma cultura de consumo consciente de recursos naturais nos processos internos;
  • Financiar ações e projetos que visem à sustentabilidade.
Para a realização dessas e outras ações socioambientais, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) do Banco do Nordeste e outras áreas da instituição atuam diariamente em diversas frentes.

Uso Sustentável de Recursos

Conjunto de ferramentas, procedimentos e ações que visam o combate ao desperdício e a otimização do uso da energia elétrica, água, papel e descartáveis pelas unidades do Banco do Nordeste.

Gestão de Resíduos e Coleta Seletiva Solidária

Em atendimento ao decreto nº 5.940/2006, o Banco do Nordeste realiza, desde 2007, o Programa de Coleta Seletiva Solidária, que tem como objetivo promover o descarte seletivo de resíduos recicláveis produzidos nas dependências da instituição e sua destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
Além dos resíduos recicláveis, há o descarte e destinação correta de outros tipos de resíduos gerados em suas dependências, tais como resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, óleo mineral, resíduos de podas, resíduos de construção civil, dentre outros.

Portal da Sustentabilidade

Localizado na sede do Banco do Nordeste em Fortaleza, o Portal da Sustentabilidade integra quatro espaços temáticos voltados para a promoção da responsabilidade socioambiental, como a bodega do orgânico, onde é possível comprar alimentos livres de agrotóxicos, e o jardim permacultural, que apresenta aos visitantes as técnicas voltadas para a produção sustentável de alimentos.
 

Saiba mais
 

Suporte ao manejo florestal sustentável da caatinga

O Banco do Nordeste, com a parceria de diversos engenheiros florestais, demonstrou a viabilidade do manejo florestal sustentável da caatinga. Para viabilizar a concretização dessa atividade pelo setor agrícola, estão disponíveis as seguintes soluções:
Com essas ações, o Banco do Nordeste busca fomentar e catalisar financiamentos à atividade de manejo florestal sustentável da caatinga, por entender que esta é uma forma adequada para aliar a comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros ao uso racional e sustentável das florestas nativas da caatinga.