Notícias sobre Inovação

Fique por dentro das principais notícias sobre a atuação inovadora do Banco do Nordeste.

16/09/2020 | Banco do Nordeste debate soluções inovadoras para o desenvolvimento territorial

Fortaleza (CE), 16 de setembro de 2020 – O Banco do Nordeste realiza o evento "Desenvolvimento Territorial e Inovação" a partir das 10h desta quinta-feira (17), com objetivo de apresentar soluções inovadoras que podem ser aplicadas a cadeias produtivas que integram o Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), o Plano de Ação para o Nordeste (AgroNordeste) e as Rotas de Integração Nacional. Toda a programação será transmitida por meio do canal Banco do Nordeste Oficial, no YouTube.

A intenção é que parceiros institucionais, participantes dos programas e representantes do setor público avaliem possibilidades de uso dos aplicativos digitais, a serem apresentados no evento, em atividades econômicas priorizadas na área de atuação do Banco do Nordeste, que compreende os nove estados da Região, o norte de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo. 

Ocorrerão exposições sobre os temas Desenvolvimento Territorial e Inovação, a apresentação do Hub de Inovação Banco do Nordeste e do portfólio de startups integradas aos seus espaços de coworking. O debate será conduzido em torno da importância de nova ideias, tecnologias e integração dos ecossistemas regionais e territoriais.

As palestras ficarão a cargo da gerente do Hub de Inovação do Banco do Nordeste, Lina Salles, do gerente  da Célula de Desenvolvimento Territorial do BNB, Paulo Dídimo Vieira, e de representantes de startups, dentre as quais a Culte, de São Luís (MA), SDW e Canteiro, ambas de Fortaleza (CE), Sisagri, de Guaraciaba do Norte (CE), GPC, de Recife (PE), e Wavemob, de Salvador (BA).

O programa Prodeter do Banco do Nordeste contribui para a organização, o fortalecimento e a elevação da competitividade de atividades agropecuárias características de região, enquanto o AgroNordeste impulsiona o desenvolvimento sustentável no meio rural. Já o Rotas de Integração se constitui em redes de arranjos produtivos locais, associadas a cadeias produtivas estratégicas, capazes de promover o desenvolvimento sustentável. 

15/09/2020 | Banco do Nordeste vence Prêmio 100+ Inovadoras no uso de TI

 Fortaleza (CE), 15 de setembro de 2020 – O Banco do Nordeste venceu o Prêmio 100+ Inovadoras no Uso de TI, na categoria Bancos Médios, com a apresentação do caso Hub de Inovação. O anúncio ocorreu durante o IT Fórum Anywhere, evento realizado anualmente pela organização IT Mídia, em parceria com a consultoria PwC, que analisa cenários de inovação nas maiores empresas do país, premiando companhias com iniciativas de destaque. 

Nesta edição, realizada de forma digital e da qual participaram 241 iniciativas, o Prêmio levou em conta projetos que conseguiram mostrar a melhor combinação de processos e práticas na utilização de tecnologia em benefício da inovação. Para tanto, foram priorizados na avaliação aspectos como Tecnologia e Estratégia de Inovação, Processos de Inovação e Transformação Digital e o case em si. 

O objetivo foi contemplar as melhores práticas de inovação e todo o seu ecossistema, que vai além da iniciativa específica de sucesso. Neste sentido, o Hub de Inovação do Banco do Nordeste mereceu destaque porque contribui para impulsionar a gestão da inovação na empresa e atua fortemente na promoção de ecossistemas de inovação em sua área de atuação, que compreende os nove estados da Região e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. 

O Hub de Inovação do Banco do Nordeste vem conquistando outros reconhecimentos, a exemplo do Prêmio da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras de Desenvolvimento (Alide) e do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração (Enap).

15/09/2020 | Banco do Nordeste debate sustentabilidade em tempo de crise no IV Fórum de Integridade

Fortaleza (CE), 14 de setembro de 2020 – "Integridade e sustentabilidade em tempos de crise" é o tema central do IV Fórum de Integridade do Banco do Nordeste, cujas inscrições já estão abertas em bnb.gov.br. O evento será nos próximos dias 21 e 29 de setembro, em sua primeira edição totalmente virtual por conta da crise sanitária. O objetivo é promover diálogo entre governos, instituições bancárias e de mercado sobre a atual ambiência de governança do Brasil.

O IV Fórum de Integridade do BNB será aberto, às 9h de segunda-feira (21), pelo presidente do Banco, Romildo Carneiro Rolim, e pelo ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário. Em seguida, às 9h30, será realizado o painel "Governança e gestão de processos críticos nas organizações em tempos de crise". O debate terá foco em elementos de cultura organizacional e seus efeitos sobre o sistema de governança e gestão de processos críticos no contexto da pandemia.

Participa do primeiro painel a professora Roberta Codignoto, especialista em Negociação pela Harvard Law School, pós-graduada em Direito Empresarial  pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autora de Importância da integridade na gestão pública: o papel das Controladorias, a Coordenadoria de Promoção de Integridade e a conexão com a prevenção de corrupção e integridade nos negócios (Revista de Governança Corporativa, 2019). Ela também é vice-presidente do Instituto Brasileiro de Integridade Pública (IPIB). 

O segundo painel, às 10h30, refletirá sobre a indagação "Compliance x Cultura de integridade?". Enfocará os elementos de uma sólida cultura organizacional, analisando o compliance como ferramenta de controle fundamental em tempos de crise, que ajuda a empresa a ser íntegra e a estar em conformidade. A palestra será proferida pelo diretor de Integridade da Controladoria Geral da União (CGU), Pedro Ruske, formado em Direito pela Universidade de São Paulo, pós-graduação em Administração pela FGV e professor de Compliance na FGV/Rio de Janeiro. 

Mediarão os debates Francisco Eduardo Bessa, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Economia e mestre em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará, e Pamela Roque, professora do Instituto de Pesquisa e Ensino (Insper) e autora do livro Governança corporativa de bancos e a crise financeira mundial - Análise comparativa de fontes do cenário brasileiro (Almedina, 2017). 

Na programação de terça-feira (29), às 9h30, a palestra magna  ficará a cargo do diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, Marcelo Zenkner, doutor em Direito Público pela Universidade Nova de Lisboa e ex-secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo. É autor de Integridade governamental e Empresarial (Fórum, 2019). Às 10h30, o diretor de Controle e Risco do Banco do Nordeste, Cornélio Pimentel, conduzirá diálogo com os participantes do evento. 

04/09/2020 | Banco do Nordeste realiza Feirão da Retomada durante Semana Brasil

Fortaleza (CE), 3 de setembro de 2020 – O Banco do Nordeste realiza o Feirão da Retomada durante a Semana Brasil, evento organizado pelo Governo Federal para levar ofertas especiais a consumidores a partir de hoje até o próximo dia 13. O Feirão traz oportunidades para clientes do Crediamigo do Banco do Nordeste aderirem à renegociação de dívidas, de operações com ou sem atraso, em condições diferenciadas. 

O pagamento da primeira parcela da nova operação renegociada terá prazo de até 60 dias e o cliente poderá também financiar Taxa de Abertura de Crédito (TAC) e seguro prestamista. As renegociações ocorrerão em encontros virtuais, com agendamento feito pelas unidades Crediamigo. O atendimento será realizado por agentes de microcrédito por meio de videochamadas.

Na Semana Brasil, o BNB realizará também o Webinar Crediamigo, a ser transmitido pelo canal BancodoNordesteOficial, no YouTube, com conteúdos especiais para microempreendedores. Nos dias 4, 8, 9, 10 e 11 deste mês, serão debatidos os temas: Empreendendo como MEI; Atender o cliente por meios digitais: como ganhar, fidelizar e lucrar mais; A retomada das atividades é o momento certo para crescer; Dicas para a retomada das vendas de artesanato e alimentação; Use as redes sociais para alavancar o seu negócio; Modelo de vendas por delivery; Atendimento ao cliente em tempos de pandemia; Dê um grande salto para seu negócio: formalize-se.

As palestras serão feitas por especialistas de instituições parceiras como Sebrae e ONGs. Participarão dos debates gerentes do Crediamigo da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

 

FNE Emergencial Crediamigo

 

Durante a Semana Brasil, o Banco do Nordeste também ampliará o atendimento aos clientes interessados em contratação de crédito pelo FNE Emergencial, linha especial vigente enquanto perdurarem os decretos de calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19. A linha operacionalizada exclusivamente pelo BNB foi lançada pelo Governo Federal em março deste ano. 

O FNE Emergencial beneficia pessoas físicas, profissionais liberais e empreendedores individuais (MEIs) com atividades produtivas localizadas em municípios em estado de calamidade declarada por autoridades públicas. As taxas de juros são de 2,5% a.a., com prazos e carências especiais. 

02/09/2020 | Centros Culturais Banco do Nordeste apresentam programação virtual

Fortaleza, 1º de setembro de 2020 – A partir desta quarta-feira (2), os Centros Culturais Banco do Nordeste retomam sua programação de forma integrada e virtual. As exibições das atividades serão realizadas por meio do canal Centro Cultural Banco do Nordeste no Youtube.

Semanalmente, de quarta-feira a sábado, a partir das 16h, o público terá acesso a uma programação gratuita, de classificação livre, composta por 120 projetos, selecionados via edital de chamada pública.

A seleção contemplou grupos e artistas individuais dos nove estados do Nordeste e do norte de Minas Gerais, nas modalidades "Performance artística" e "Formação".

Às quartas, o CCBNB trará atividades de artes cênicas; às quintas, o foco será voltado às artes visuais; nas sextas, a música dará o tom e, aos sábados, atividades infantis diversas irão entreter a garotada em casa.

 

Conheça a programação da semana de 2 a 5 de setembro

 

Quarta-feira, 2

 

16h - Show Fantasy Magia (EdMagic | Juazeiro do Norte - CE)

Espetáculo voltado para a família, com o objetivo de divertir e encantar os lares nestes tempos de pandemia. São mágicas clássicas e inovadoras, mostrando que as mãos são mais rápidas que os olhos.

 

17h – As aventuras do Palhaço Piruá em Portugal (Palhaço Piruá | Parnamirim – RN)

O roteiro apresenta as aventuras do palhaço em uma viagem a Portugal, depois de receber uma proposta para trabalhar no maior circo da Europa. É um espetáculo divertido, com direção e dramaturgia on-line de Walter Velázquez, direto da Espanha.

 

18h – Martelada (Claudio Ferrario | Recife – PE)

Monólogo escrito e protagonizado pelo ator Claudio Ferrario, que leva um velho guardador de mistérios a relembrar as três vezes em que foi ao inferno. A peça é inspirada em um relato feito por Martelo, um do mais antigos Mateus de cavalo-marinho (personagem típico do tradicional folguedo cênico pernambucano). O espetáculo mistura delírio e realidade, numa atmosfera poética, convidando o público a embarcar na força desse personagem.

 

Quinta-feira, 3

 

16h - Retrato Feminino Ilustrado: da Aquarela a Pintura Digital (Thaynha | Campina Grande – PB)

Oficina voltada a ilustradores, designers e amantes da arte em geral que procuram desenvolver trabalhos combinando técnicas mistas (analógica e digital). O processo criativo demonstrará o trabalho com a composição de um retrato em aquarela de representações da mulher e posterior etapa de pintura digital.

 

17h – Desenhando com Tesouras - O Processo de Criação na Colagem (Rogê Venâncio | Juazeiro do Norte - CE)

Diálogo do artista visual e designer Rogê Venâncio com públicos de todas as faixas etárias. Nesse trabalho, o artista fala de sua experiência e do seu trabalho com a colagem como expressão artística. A principal finalidade é levar ao público a oportunidade de conhecer a técnica e o processo de criação.

 

18h – Entrevista com artista urbana da Região Nordeste - Nathê (Monique Premeira | Salvador – BA)

Entrevista com a artista urbana pernambucana Nathê, estudante de artes visuais da UFPE e grafiteira. O objetivo é apresentar ao público nomes de artistas que possuem pouca visibilidade, quando comparados a artistas de outras regiões.

 

 

Sexta-feira, 4

 

16h - Nonato Lima "Brasiliando" (Nonato Lima | Fortaleza – CE)

O show "Brasiliando" tem como ideia principal mostrar o poder do acordeon em sua versatilidade, no modo de para compor músicas brasileiras modernas, sem perder a essência. Assim, Nonato Lima dá voz ao seu acordeon, mostrando as possibilidades que o instrumento pode alcançar. De modo intimista, fica ainda mais interessante admirar seu lado virtuoso e sua interpretação, fazendo novas releituras dos diversos gêneros da música brasileira.

 

17h – Pocket Show Ricardo Bondim (Ricardo Bondim | Grajaú – MA)

O artista propõe-se a contagiar o público com a riqueza de ritmos do Maranhão, tocando o que há de melhor na música raiz nordestina, para o público de todas as idades, com o repertório autoral.

 

18h – The Baggios - Criando em Quarentena (The Baggios | São Cristóvão – SE)

Show gravado à distância, cada integrante de sua casa. Somada à apresentação, o grupo responde perguntas relacionadas à música e ao período de quarentena. O repertório conta com canções dos últimos álbuns lançados: 'Brutown' e 'Vulcão', ambos indicados ao Grammy Latino.

 

Sábado, 5

 

16h - Reciclando com Malabares - Sacos Plásticos em Ação! (Pablo Bailoni | Fortaleza – CE)

Oficina de produção de malabares com uso de sacos plásticos.

 

17h – A Onça e o Bode na quarentena (Cantos da Carochinha | Campina Grande – PB)

Contação de história que tem como personagens a onça e o bode. Eles acabam construindo uma mesma casa, sem se dar conta. Quando percebem que têm direitos iguais sobre o "imóvel" resolvem, muito a contragosto, morar juntos. A partir daí, começam os conflitos, pois os dois têm personalidades e características distintas.

18h – O cantarolar dos contos (Camila Reis | São Luís – MA)

O Cantarolar dos Contos apresenta histórias encantadas e fábulas reais que trazem a poesia lúdica da literatura e da memória oral de nossos povos. Com seus personagens imaginários (bonecos animados) e muitas canções, a contadora de histórias passeia pelas trilhas da oralidade, narrando contos e despertando o imaginário de crianças e adultos.


Fale com o Hub de Inovação

inovacao@bnb.gov.br


 Hub de Inovação  Fortaleza

Av. Silas Munguba, 5700 - Passaré, Fortaleza/CE

 Hub de Inovação  Salvador

Av. da França, 393 - Comercio, Salvador/BA

 Hub de Inovação  Recife

Rua  do Apolo, 235 - Recife, PE