Artigos

Voltar Inovação

Diante de um cenário de negócios competitivo e em mudanças velozes e constantes, muito tem se falado sobre inovação.

Mais e mais empresas decidem, acertadamente, inovar, porque a inovação, hoje, é o grande vetor da diferenciação competitiva. A inovação revitaliza as organizações e pode trazer alto potencial de crescimento de receitas.

Quando se fala em inovação, o que vem à nossa mente é a inovação do tipo disruptiva, que é o tipo mais conhecido. Como indica o nome, quebra paradigmas, influencia a mudança de comportamento do consumidor, cria mercados e desafia os concorrentes estabelecidos. A inovação disruptiva permite baratear produtos ou serviços historicamente inacessíveis à maior parte da população, a exemplo dos smartphones e apps.

Claro que esse tipo de inovação é muito valorizada, afinal, os modelos de negócios disruptivos têm causado verdadeiras reviravoltas nos mercados ao gerar serviços e produtos fortemente atrativos aos consumidores por ampliar a entrega de valor, apresentando, assim, grandes vantagens e benefícios, comparados aos convencionais.

Mas é sempre bom lembrar que as empresas que fazem a inovação disruptiva são raras. Há outros tipos de inovação que podem dar grande contribuição aos resultados das empresas. A inovação sustentadora melhora produtos que já existem, mantêm a empresa competitiva e preserva a rentabilidade. A inovação de eficiência reduz custos e/ou aumenta a produtividade e a margem.

O Banco do Nordeste mantêm uma linha de crédito especialmente direcionada às empresas que têm uma proposta inovadora e que buscam recursos para implementá-la. Além do financiamento de pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e serviços, softwares, tecnologias, licenças, patentes e know how, biotecnologia e nanotecnologia, química fina, novos fármacos e medicamentos. O crédito pode ser aplicado também na estruturação de processos inovadores, na reestruturação organizativa que apresente ganhos significativos e até nas ações de marketing e capacitação associadas à proposta de inovação da empresa.

As melhores condições de crédito para as empresas que desejam inovar na produção de produtos e serviços inovadores estão no Banco do Nordeste: a melhor taxa de juros do país, prazo de reembolso de até 15 anos com até 5 anos de carência e financiamento de até 100% do empreendimento, entre outras vantagens.

Saiba mais