Portal da Sustentabilidade Portal da Sustentabilidade

Um espaço para você visitar, refletir e descobrir alternativas para uma vida mais saudável

O Portal da Sustentabilidade foi apresentado em novembro de 2013 no Encontro Nordestino de Educação e Cidadania, evento que acontece anualmente. Fruto da iniciativa da Célula de Meio Ambiente, Inovação e RSA, do Ambiente de Políticas de Desenvolvimento, em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), o Portal era composto por cinco espaços temáticos: a Bodega do Orgânico, o Cine Verde, o Jardim Permacultural, a Livraria e Espaço de Leitura e o Museu da Roça.

Em julho de 2017, em comemoração aos 65 anos do Banco do Nordeste, o Portal da Sustentabilidade surge com uma proposta atualizada, mais alinhada à identidade corporativa da instituição, voltada para a modernidade, inovação e preocupação com a responsabilidade socioambiental. Na ocasião, foram propostos quatro ambientes: o Espaço de Exposição, a Maquete da Casa Sustentável, a Bodega do Orgânico e o Jardim Permacultural.

Conheça um pouco mais sobre cada um dos espaços temáticos.

Maquete da Casa Sustentável

Um modelo que demonstra como a tecnologia pode ser uma aliada na convivência com o semiárido. A casa sustentável tem autossuficiência e promove a melhoria da qualidade de vida de seus moradores, recuperando ambientalmente o local onde está inserida, de forma progressiva e permanente.

Maquete da Casa Sustentável


Espaço de exposição

Um lugar de expor diferentes obras e temas, sejam artístico-culturais ou técnico-científicos. Disponível para utilização por diferentes unidades do Banco.

Exposicao
 

Bodega do Orgânico

Um espaço de divulgação da produção agroecológica de alimentos e de estímulo dos bons hábitos de consumo de produtos alimentícios saudáveis entre os frequentadores da sede do Banco do Nordeste. É um ponto destinado para venda de diferentes alimentos livres de agrotóxicos, em feiras realizadas semanalmente.*

Bodega do Orgânico

*Este espaço ainda não sofreu as intervenções.

Jardim Permacultural

Construído no final do saguão do Centro de Treinamentos, na sede do Banco do Nordeste, o jardim apresenta técnicas voltadas para a produção sustentável de alimentos. É composto por canteiros de ervas medicinais, hortaliças e plantas ornamentais integradas; pomar de fruteiras, como araticum, abacate, romã, carambola; viveiro de mudas, composteira, minhocário; laguinho e caixa d’água, destinados à fertirrigação dos canteiros de ervas.

Essa segunda versão proporcionou a remodelação das estruturas existentes, com a inclusão de nova sinalização.

Jardim Permacultural

Projeto Inicial

O primeiro projeto do Portal da Sustentabilidade apresentou, a empregados e visitantes da sede do Banco do Nordeste, várias questões que envolvem a sustentabilidade. Conheça um pouco mais sobre cada um.


Museu da RoçaInspirado nos desenhos das casas sertanejas, o Museu da Roça tinha o objetivo de fortalecer a identidade cultural nordestina e as riquezas do sertão. A viagem ao interior começava logo na entrada do casinha, onde a cadeira resgatava a prática de sentar na calçada e cuidar da rua, hábito antigo e que inibia a violência, propiciando a integração entre as pessoas. Ainda faziam parte da fachada os tamboretes, as portas e janelas de madeira rústica.

Do lado de dentro, a viagem ao sertão continuava com objetos típicos do cotidiano sertanejo. Mas a experiência não parava por aí: o Museu da Roça também trazia dicas importantes de ações de moradia sustentável que poderiam ser levadas para o nosso dia a dia, em nossas casas. Também havia informações sobre o Pronaf Semiárido, uma das linhas de financiamento do Banco que procura investir em projetos que garantam a boa convivência no semiárido.

 

 

Livraria Espaço de Leitura Espaço voltado para informações sustentáveis. Contava com uma série de publicações com temas de responsabilidade socioambiental apoiados pelo Etene. Tinha proposta de abrigar o troca-troca de livros, em que um colaborador traria livros sem uso para trocar por livros de outros colaboradores. Uma ótima maneira de repassar conhecimento e consumir conscientemente.

 

cine_verdeTinha mais de seis horas de vídeos de curta duração sobre os mais diversos assuntos sociais e ambientais, incluindo diversas tecnologias de convivência com o semiárido. O Cine Verde era um bom lugar para visitar na pausa do trabalho ou horário do almoço.  Era uma ótima oportunidade de aprender sobre sustentabilidade e para conhecer as principais ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas no  Banco do Nordeste e no mundo.


 

imagem do espaço da bodega do orgânico no portal da sustentabilidadeTodas as sexta-feiras, a Bodega do Orgânico estava aberta e cheia de produtos livres de agrotóxicos. Além de consumir alimentos saborosos e saudáveis, você contribuía com um meio ambiente mais belo e sadio. O local também contava com textos informativos sobre produção orgânica, consumo consciente e energias renováveis.

 


 

espaço_de_permacultura Um espaço com consciência ecológica, uma verdadeira aula de crédito verde e permacultura ao ar livre. A unidade demonstrativa permacultural (UDP) oferecia aos seus visitantes uma série de ideias inovadoras e fáceis de serem replicadas, como minhocário, horta mandala, composteira e até um laguinho que renovava suas águas por meio de um sistema acionado por energia  solar, além de produz água fertilizada para a irrigação da horta.