Programa de Cisternas

Saiba mais sobre o Programa de Cisternas, executado pelo Banco do Nordeste, que atuou na capacitação de 24.680 famílias e construção de 21.013 cisternas até março de 2018, data de seu encerramento.

Contratos

Asamil

Contrato de repasse entre MDS, representado pelo BNB, e ASAMIL, objetivando a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido, no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria.
Atualizado em: 24/11/2021
pdf593 KB

Ministerio do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Contrato de prestação de serviços, que entre si celebram a União, por intermédio do Ministéio Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS /Sesan e BNB para execução das ações e programas geridos pelo MDS/Sesan.

CAA

Contrato de repasse, entre MDS representado pelo BNB e CAA, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria.
Atualizado em: 24/11/2021
pdf418 KB

Cetra

Contrato de repasse, entre MDS, representado pelo BNB, e CETRA, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria.
Atualizado em: 24/11/2021
pdf652 KB

IAC

Contrato de repasse, entre MDS, representado pelo BNB, e IAC, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria.
Atualizado em: 24/11/2021
pdf614 KB

Obas

Contrato de repasse, entre MDS, representado pelo BNB, e OBAS, que objetiva a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria.
Atualizado em: 24/11/2021
pdf1.6 MB

Organização Comunitária - MOC

Contrato de repasse que entre si celebram a União, por intermédio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, representado pelo Banco do Nordeste do Brasil S/A e Movimento de Organização Comunitária - MOC, objetivando a construção de cisternas de placas destinadas à população rural de baixa renda do Semiárido no âmbito do Programa de Cisternas, integrante do Programa Água para Todos e do Plano Brasil sem Miséria.
Atualizado em: 24/11/2021
pdf604 KB

Entidades Executoras

  • Associacao do Semi-Arido da Microrregiao de Livramento - ASAMIL
  • Centro de Assessoria do Assurua - CAA
  • Centro Est do Trab e de Assessoria ao Trabalhador - CETRA
  • Instituto Antonio Conselheiro de Apoio, Assessoria e Pesquisa Para o Desenvolvimento Humano - IAC
  • Instituto Pauline Reichstul de Educacao Tecnologica, Direitos Humanos, Assistencia Tecnica e Defesa do Meio Ambiente 
  • Organização Barreira Amigos Solidários - OBAS
  • Intituto Agropolos do Ceará - ICE
  • Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia - FATRES
  • Movimento Organização Comunitáia - MOC

Sistemas de Controle


Sobre o SIG Cisternas

O Programa Cisternas possui um Sistema de Informações Gerenciais, conhecido como SIG Cisternas. O SIG Cisternas é a garantia do controle e transparência do Programa.

Todas as cisternas construídas são cadastradas no SIG Cisternas. Cada cadastro apresenta os dados de localização geográfica (georreferenciamento) da tecnologia, dados do beneficiário e das etapas de construção. Também é anexado à documentação, um Termo de Recebimento assinado pela família, documento com foto que tem como objetivo comprovar a entrega da tecnologia ao beneficiário.

Editais e Fluxograma

Atualizado em: 24/11/2021
pdf775 KB
Atualizado em: 24/11/2021
pdf884 KB
Atualizado em: 24/11/2021
pdf827 KB
Atualizado em: 24/11/2021
pdf714 KB

Encerramento

O Programa Cisternas executado pelo Banco do Nordeste, por meio do Contrato de Prestação de Serviços celebrado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, encerrou-se em março de 2018, tendo cumprido o seu objetivo básico de melhoria da qualidade de vida da população do meio rural dos estados da Bahia, Ceará e Minas Gerais, com ações que promoveram o acesso à água, à educação e conscientização no gerenciamento dos recursos hídricos e, para algumas famílias, ao fortalecimento do caráter produtivo.

Ao final do Programa, 24.680 famílias foram capacitadas e 21.013 cisternas construídas, sendo 19.665 de primeira água e 1.348 de segunda água, contabilizando um investimento de cerca de R$ 64 milhões. A fiscalização das cisternas deveria ser feita por amostragem. Entretanto, os agentes de desenvolvimento fiscalizaram in loco 19.592 cisternas, representando cerca de 93% do total. Todas as entidades executoras prestaram contas dos recursos recebidos, as quais foram analisadas e aprovadas, com ou sem ressalvas, pelo Banco do Nordeste. Na sequência, foram encaminhadas para o Ministério do Desenvolvimento Social.

A participação do Banco do Nordeste no Programa Cisternas ficou marcada, também, pela sua inserção no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) via Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV), atendendo ao Decreto 7.641, de 12 de dezembro de 2011. Dessa forma, o Banco também aumentou seu leque de captação de recursos federais com intuito de aumentar seu poder de atuação no desenvolvimento da Região.